Coimbra, 16 jul 2015 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra divulgou esta quinta-feira um comunicado onde pede para ser informada de “situações concretas” a respeito de “abusos sobre menores por um membro do clero” depois de ter surgido a suspeita “nalguns meios”.
“Com estas diligências a diocese tem como prioridade assegurar o bem dos menores. Se as suspeitas se revelarem fundadas, a diocese estará disponível desde já para oferecer aos menores e às suas famílias toda a proximidade”, refere o comunicado.
A diocese de Coimbra “pede a quem tiver informações sobre situações concretas” que as comunique ao vigário-geral diocesano, padre Pedro Carlos Lopes Miranda, através do endereço de email vigariogeral.diocesedecoimbra@gmail.com ou por carta para a Casa Episcopal.
“Em sintonia com o Papa Francisco, a preocupação pela segurança dos menores é uma prioridade para a Igreja”, acrescenta a Diocese de Coimbra, acrescentando que “relativamente às suspeitas que foram divulgadas” irá proceder à sua investigação, “tão breve quanto possível”.
O comunicado, assinado pelo vigário-geral, sublinha que “a diocese está a cumprir todas as normas canónicas estabelecidas pelo Papa Francisco, e colaborará plenamente com a autoridade civil”.
PR