Réplica foi acolhida na Sé Velha, local de permanência, onde decorreu celebração da eucaristia presidida pelo bispo diocesano
Coimbra 16 abr 2014 (Ecclesia) – A Diocese de Coimbra celebrou este domingo o início de uma nova peregrinação junto dos jovens com a réplica da Cruz Peregrina da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Um ano depois da passagem dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), centenas de pessoas reuniram-se para caminhar com a réplica da Cruz Peregrina da JMJ, que foi acolhida na Sé velha, “local que será a sua morada e de onde partirá para as peregrinações na diocese de Coimbra”, informa o Serviço Diocesano da Juventude (SDJ).
Este será o local de permanência, marcando “a memória da JMJ e dando início a uma nova peregrinação junto dos jovens e a um novo ciclo marcado por uma atenção profunda à juventude e ao dinamismo que esta pode trazer à Igreja”, ressalta o SDJ.
A chegada da réplica foi marcada com uma cerimónia de construção da cruz acompanhada pelo grupo Cantar-Te, em que foram evocados todos aqueles que viveram a peregrinação em abril de 2023.
Seguiu-se depois o transporte da réplica da Igreja de Santa Cruz até à Sé velha que, de acordo com o Serviço Diocesano da Juventude, foi realizado “nos braços de muitos voluntários e voluntárias, acompanhados pelos Gaiteiros Rainha Santa”.
O bispo de Coimbra presidiu à eucaristia de acolhimento da Cruz, animada pelo coro do Comité Organizador Diocesano (COD de Coimbra), que destacou a importância de sentir que aquela Cruz relembra tudo o que de bom a JMJ Lisboa 2023 trouxe e com a responsabilidade de continuar a fazer caminho sempre com entusiasmo por Cristo vivo.
A nova peregrinação vai ser dinamizada pelo Serviço Diocesano da Juventude, um novo organismo que segundo D. Virgílio Antunes, tem “a missão de promover e coordenar a pastoral dos jovens, propondo percursos de vida pessoal e comunitária, momentos de oração e de escuta, orientações pedagógicas e caminhos de fé”.
A Diocese de Coimbra recebeu a Cruz Peregrina e o ícone da Virgem Maria em abril de 2023, na preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que decorreu de 1 a 6 de agosto.
“A onda de alegria e fé que percorreu a Diocese de Coimbra foi crescendo e tornou-se uma imensa manifestação de comunhão humana e espiritual que nos entusiasmou”, salientou o bispo sobre o momento.
LJ/OC