Coimbra, 23 jun 2023 (Ecclesia) – O Comité Organizador Diocesano de Coimbra, para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, promove hoje o ‘Dia JMJ’ de junho, no Carmelo de Santa Teresa, com a oração preparada pelas irmãs Carmelitas Descalças, a partir das 21h30.
“As Irmãs Carmelitas Descalças de Coimbra aceitaram o desafio de, a pouco mais de um mês da JMJ, preparar um momento de oração para quem quiser assinalar o ‘Dia JMJ’; dado o voto de clausura desta congregação, a proposta é ‘ir ao encontro de quem reza e se entrega por nós’”, explica Rita Marques, responsável pelo ‘Dia JMJ’, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
O COD de Coimbra informa que nesta oração mensal, a partir das 21h30 desta sexta-feira, como nas edições anteriores, vão dar “especial atenção” a um dos 13 patronos da JMJ Lisboa 2023; neste mês escolheram o Beato Marcel Callo, destacando que a “virtude” do jovem de 23 anos francês passa pelo “trabalho desenvolvido na união da alegria da juventude ao caminho da vida cristã”.
O ‘Dia JMJ’ é realizado em sistema misto, presencial e online, com transmissão em direto na página do COD Coimbra na rede social Facebook; aos participantes que vão estar no Carmelo de Santa Teresa é pedido que levem papel e caneta.
Este encontro de oração mensal, pela edição portuguesa da Jornada Mundial da Juventude, realizado todos os dias 23, na Diocese de Coimbra, vai ser celebrado, pela primeira vez, fora da Sé Velha, a igreja sede da JMJ em Coimbra.
O Carmelo de Santa Teresa em Coimbra, onde viveu durante 57 anos a Irmã Lúcia de Jesus, vidente de Fátima, entrou a 25 de março de 1948 e morreu, aos 98 anos, a 13 de fevereiro de 2005, é um convento de clausura das Irmãs Carmelitas Descalças; O Papa Francisco aprovou a publicação do decreto que reconhece as “virtudes heroicas” da Irmã Lúcia (1907-2005), vidente de Fátima, anunciou o Vaticano esta quinta-feira.
O Comité Organizador Diocesano de Coimbra assinala que a proximidade dos ‘Dias na Diocese’, de 26 a 31 de julho, e a JMJ Lisboa, na semana seguinte, de 1 a 6 de agosto, torna-se “cada vez mais importante a preparação interior” para uma “vivência plena” desta experiência pessoal e espiritual de forma única, e o ‘Dia JMJ’ é um desses momentos de preparação.
O COD de Coimbra informou que o último ‘Dia JMJ’, a 23 de julho, regressa à Sé Velha, e começa pelas 21h30.
CB