Coimbra, 25 jun 2023 (Ecclesia) – A Comissão Justiça e Paz da Diocese de Coimbra, com outras entidades da cidade, promovem um «Concerto pela Terra» esta terça-feira, dia 25 de junho, às 21h30.
A iniciativa vai decorrer no Auditório do Convento de São Francisco em Coimbra e pretende convocar “o despertar de consciência coletiva para uma crucial questão global, usando a arte como instrumento”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA
“Na efervescência dos dias que correm emerge uma cada vez maior consciência sobre a degradação do estado do ambiente, sobre a perda da biodiversidade, e sobre a crise climática”, refere.
Esta situação afeta os habitantes do planeta Terra, “embora de forma desigual, atinge do ponto de vista social, e económico, sobretudo os mais frágeis e pobres, implicando um cada vez maior número de eventos extremos (secas, ondas de calor, chuvas intensas e cheias, incêndios florestais e perda de sustentabilidade), de deslocados e conflitos”.
É nessa sequência, alertando para o estado do planeta, que surge a iniciativa do “Concerto pela Terra” e neste ideal mobilizador congregam-se Comissão Diocesana Justiça e Paz, a Câmara Municipal de Coimbra e o Rotary Clube de Coimbra Olivais, bem como o apoio fundamental da Associação Mutualista A Previdência Portuguesa.
Com tal objetivo pretende-se mobilizar “todos aqueles que têm com o propósito da procura do bem comum, quer este se evidencie em ações concretas, procurando a solidariedade entre pessoas e povos, quer na defesa da nossa Casa comum que é o planeta Terra”.
Para além deste objetivo importa salientar o propósito de solidariedade que está adjacente ao evento e que se consubstancia na atribuição do seu resultado a favor de instituições que estão na primeira linha na defesa de uma Humanidade mais justa, nomeadamente a UNICEF.
LFS