Coimbra, 25 nov 2015 (Ecclesia) – A Comissão Diocesana Justiça e Paz de Coimbra promove o colóquio ‘Alegria e Esperança em tempo de (in)diferenças’, pelos 50 anos da constituição pastoral ‘Gaudium et Spes’, este sábado, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração, em Bencanta.
Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Comissão Diocesana Justiça e Paz informa que este colóquio marca também os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, na Diocese de Coimbra.
Esta jornada começa com a intervenção ‘Gaudium et Spes: memória e futuro’ pelo presidente do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa, João Duque.
Entre as 14h30 e as 17h00, vão ser apresentadas as interpelações atuais da carta pastoral na cultura, com Margarida Miranda, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; na economia por José Manuel Quelhas, da Faculdade de Direito também de Coimbra e na pelo jornalista José Manuel Fernandes do ‘Observador’.
A organização convidou ainda alguns movimentos e/ou organizações da sociedade que têm uma ação que se enquadra nas orientações desta constituição pastoral para a exposição ‘Gaudium et Spes: leituras e agires em território diocesano’, patente no átrio.
A Comissão Diocesana Justiça e Paz de Coimbra tem a parceria do Instituto Universitário Justiça e Paz e do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, que acolhe o evento, na realização do colóquio ‘Alegria e Esperança em tempo de (in)diferenças’.
Esta iniciativa começa às 09h45 e para além dos responsáveis das três instituições a sessão de abertura conta com a presença do bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes.
CB