Coimbra: Cidade acolhe terceira edição de festival «For God Shake», unindo fé e música em quatro palcos

Hugo Monteiro, coordenador do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil, e André Marques, do grupo Symbiose, falam sobre iniciativa que este ano é uma edição especial Jubileu

Foto: Agência ECCLESIA/HM

Lisboa, 05 nov 2025 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra organiza, pela terceira vez, no dia 23 de novembro, o ‘For God Shake Festival’, que combina a fé e a música no Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra.

“Este ano, regressamos a Coimbra, esta 3ª edição, porque queremos fazer um ‘For God Shake Festival’ especial Jubileu. Este ano tão especial”, assinala Hugo Monteiro, coordenador do Serviço Diocesano da Juventude, em declarações ao Programa ECCLESIA, transmitido esta terça-feira na RTP2, lembrando o Ano Santo que a Igreja Católica vive.

A iniciativa repete-se por mais um ano depois de ter nascido em 2023, a propósito da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, altura em que teve a sua 1ª edição, e de ter tido uma 2ªedição em 2024, desta vez em Ansião.

Em 2025, o ‘For God Shake Festival’ acontece num dia significativo, quando se celebra a 40ªJornada Mundial da Juventude a nível diocesano, na solenidade de Cristo Rei.

Hugo Monteiro destaca a ligação entre a música e a evangelização que o festival proporciona, indicando que o objetivo é mostrar que “vale a pena apostar nesta arte”.

“E é isso que tem acontecido e tem corrido muito bem”, ressaltou.

O festival, que decorre das 10h15 às 18h15, vai contar com quatro palcos, todos diferentes, sendo um deles denominado “Palco Esperança”, onde atua o grupo Symbiose e Joana Matos dá o seu testemunho sobre estar em missão.

O ‘Palco Encontro’, na Capela da Rainha Santa, inclui a participação de Rute Martins, da Diocese de Aveiro, e o ‘O Teu Palco’, vai receber a Banda Missio, Fortaleza Jovem e Topcovers.

“Isto acontecerá tudo de manhã. A parte da tarde será o palco principal, no pavilhão do Colégio Rainha Santa”, indica Hugo Monteiro.

Este espaço, intitulado ‘Palco Diocese’, acolhe os ‘Três na Esperança”, um grupo que se formou no Jubileu de Jovens, que decorreu este ano em Roma; a Banda São Sebastião, de Coimbra; e o padre João Paulo Vaz, numa espécie de tributo à sua carreira.

Também Alice Cardoso, a banda da paróquia, da qual é membro Hugo Monteiro, e o Coro COD Coimbra vão atuar neste palco.

André Marques, membro do grupo Symbiose, é um dos jovens que participa no For God Shake Festival’ e destaca o amor que tem à música a que se alia a fé.

“Realmente a música tem muito esta capacidade de chegar às pessoas, tocar as pessoas, e aliar isso com uma boa mensagem de evangelização é um instrumento muito forte e muito poderoso para chegar aos mais jovens”, ressaltou.

O jovem conta que o grupo musical se iniciou em 2013, num campo de missão: “Encontrámos outros jovens que também, como nós, tinham esse gosto pela música, e até foi a minha irmã que desafiou a juntar-nos e participámos no Festival diocesano da Canção, em Coimbra”.

Inicialmente era este a atividade do grupo, mas, à medida que os anos foram passando, os elementos sentiram a necessidade se reunir mais do que uma vez por ano, pretendendo fazer mais músicas, atuações e chegar a mais pessoas.

“Agora mais recentemente, fomos lançando músicas no Spotify, no YouTube, que inicialmente são estas músicas que nós levámos aos festivais da canção, mas já estamos a gravar novas músicas compostas por nós, ou traduzidas de músicas estrangeiras, ou dos nossos pais também, para ir lançando mensalmente nas redes sociais”, revela.

No ‘For God Shake Festival’, o grupo pretende que a atuação seja “um momento de oração”, “de reflexão”, “de encontro com Deus”.

“É esse o nosso objetivo, é isso que nós queremos, através da nossa música, que as pessoas estejam lá, que não seja só um concerto, não seja só ir ouvir música, ir cantar, mas que seja esta aproximação a Deus e que as pessoas sintam, naquele momento, que Deus está com elas”, deseja.

O dia 23 de novembro inclui também uma peregrinação jubilar, com início no Colégio Rainha Santa Isabel (10h15), e uma peregrinação do Colégio à Sé Nova (13H30).

Para as 17h30 está prevista uma Eucaristia, com o coro COD Coimbra e participação do grupo da Escola de Dança do Colégio Rainha Santa Isabel.

A participação no ‘For God Shake Festival’, aberto a toda a Diocese de Coimbra, requer a reserva de pulseiras de acesso que pode ser feita através de um formulário disponibilizado online.

PR/LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top