Hugo Monteiro, coordenador do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil, e André Marques, do grupo Symbiose, falam sobre iniciativa que este ano é uma edição especial Jubileu

Lisboa, 05 nov 2025 (Ecclesia) – O Serviço Diocesano da Juventude de Coimbra organiza, pela terceira vez, no dia 23 de novembro, o ‘For God Shake Festival’, que combina a fé e a música no Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra.
“Este ano, regressamos a Coimbra, esta 3ª edição, porque queremos fazer um ‘For God Shake Festival’ especial Jubileu. Este ano tão especial”, assinala Hugo Monteiro, coordenador do Serviço Diocesano da Juventude, em declarações ao Programa ECCLESIA, transmitido esta terça-feira na RTP2, lembrando o Ano Santo que a Igreja Católica vive.
A iniciativa repete-se por mais um ano depois de ter nascido em 2023, a propósito da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, altura em que teve a sua 1ª edição, e de ter tido uma 2ªedição em 2024, desta vez em Ansião.
Em 2025, o ‘For God Shake Festival’ acontece num dia significativo, quando se celebra a 40ªJornada Mundial da Juventude a nível diocesano, na solenidade de Cristo Rei.
Hugo Monteiro destaca a ligação entre a música e a evangelização que o festival proporciona, indicando que o objetivo é mostrar que “vale a pena apostar nesta arte”.
“E é isso que tem acontecido e tem corrido muito bem”, ressaltou.
O festival, que decorre das 10h15 às 18h15, vai contar com quatro palcos, todos diferentes, sendo um deles denominado “Palco Esperança”, onde atua o grupo Symbiose e Joana Matos dá o seu testemunho sobre estar em missão.
O ‘Palco Encontro’, na Capela da Rainha Santa, inclui a participação de Rute Martins, da Diocese de Aveiro, e o ‘O Teu Palco’, vai receber a Banda Missio, Fortaleza Jovem e Topcovers.
“Isto acontecerá tudo de manhã. A parte da tarde será o palco principal, no pavilhão do Colégio Rainha Santa”, indica Hugo Monteiro.
Este espaço, intitulado ‘Palco Diocese’, acolhe os ‘Três na Esperança”, um grupo que se formou no Jubileu de Jovens, que decorreu este ano em Roma; a Banda São Sebastião, de Coimbra; e o padre João Paulo Vaz, numa espécie de tributo à sua carreira.
Também Alice Cardoso, a banda da paróquia, da qual é membro Hugo Monteiro, e o Coro COD Coimbra vão atuar neste palco.
O dia 23 de novembro inclui também uma peregrinação jubilar, com início no Colégio Rainha Santa Isabel (10h15), e uma peregrinação do Colégio à Sé Nova (13H30).
Para as 17h30 está prevista uma Eucaristia, com o coro COD Coimbra e participação do grupo da Escola de Dança do Colégio Rainha Santa Isabel.
A participação no ‘For God Shake Festival’, aberto a toda a Diocese de Coimbra, requer a reserva de pulseiras de acesso que pode ser feita através de um formulário disponibilizado online.
PR/LJ/OC

