Coimbra, 28 fev 2023 (Ecclesia) – O Polo de Coimbra do Centro de Estudos de Bioética promove hoje o seminário ‘O terrível poder de recusar. Objeção de consciência e(m) saúde: ponto de situação’, entre as 18h00 e as 20h00, no anfiteatro da Faculdade de Farmácia.
A iniciativa conta com um painel de oradores convidados para ajudar os participantes a refletir sobre o tema, e decorre no Anfiteatro Tomé Pires, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.
O diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Jónatas Machado, vai falar sobre o enquadramento jurídico-histórico do direito à objeção de consciência.
De seguida realiza-se uma mesa-redonda, onde se aborda as perspetivas do médico, do enfermeiro e do farmacêutico, perante problemas atuais e futuros que possam vir a colocar-se neste âmbito.
A mesa redonda conta com os contributos de Margarida Silvestre, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, presidente da Comissão de Ética da FMUC e membro do CNECV (Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida); Paulo Alves, diretor da Escola de Enfermagem do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa – Polo do Porto e João Rui Pita, professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e membro do Centro de Direito Biomédico.
LFS