Coimbra: Centro de Aconselhamento Familiar já atendeu mais de 2500 pessoas

Assinalando o 11.º aniversário do Centro de Aconselhamento Familiar (CAF), o Secretariado Diocesano da Pastoral Familiar reuniu para proceder a uma avaliação do trabalho pastoral e social, realizado ao longo de 2009.

D. Albino Cleto, reunido com este grupo de colaboradores, dirigiu-lhes palavras “de muito apreço para quem, dispondo-se a ouvir, acolher e acompanhar pessoas em situação difícil, renunciam ao seu tempo para ajudar o próximo, designadamente as famílias”.

O CAF, ao longo destes onze anos de actividade, sob a responsabilidade da Dra. Emília Cardoso, do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, já atendeu mais de 2500 pessoas, de todas as dioceses do país, e até do estrangeiro. Durante o ano de 2009, procurou resolver 298 casos, correspondentes a cerca de 400 atendimentos. Continuam a ser as mulheres quem mais procura o Centro (cerca de 70%), algumas das vezes acompanhadas do respectivo cônjuge.

As situações continuam a ser (quase) as mesmas de anos anteriores, mas com mais intensidade: problemas conjugais, normalmente resultantes de infidelidades; divórcios litigiosos; conflitos com filhos; endividamento da família (questão com grande acréscimo neste ano); problemas de solidão (normalmente associadas à terceira idade); depressões; etc. Também os jovens têm procurado o CAF, normalmente com problemas decorrentes do namoro e dúvidas sobre questões do foro sexual.

O CAF tem a sua sede em Coimbra, na Rua Gil Vicente, 2, onde recebe as pessoas presencialmente, ou através das seguintes coordenadas: 239 723 989 / 969 881 159 / cafcoimbra@sapo.pt.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top