Coimbra celebra dia da Igreja Diocesana

Coimbra, 25 mai 2013 (Ecclesia) – Os católicos de Coimbra vão celebrar este domingo o Dia da Igreja Diocesana, iniciativa convocada pelo bispo local, D. Virgílio Antunes, que elogia a “generosidade e a disponibilidade” das comunidades.

“Agradeço a Deus os muitos e grandes testemunhos da ‘alegria de crer’, que tenho encontrado por toda a Diocese; agradeço-lhe o trabalho de tantos cristãos que, nas suas comunidades, mostram o grande ‘entusiasmo de comunicar a fé’”, refere o bispo conimbricense, numa mensagem divulgada através da internet.

O prelado destaca, em particular, a ação desenvolvida “na liturgia, na catequese e na ação caritativa”.

“A vitalidade que está a gerar-se ao nível das equipas sacerdotais, dos Conselhos Pastorais e, no futuro, das Unidades Pastorais, deverá ajudar-nos a uma maior fecundidade na celebração da fé e no testemunho cristão por parte de sacerdotes, diáconos, religiosos, consagrados e leigos”, escreve.

O Dia da Igreja Diocesana vai ser celebrado no contexto dos arciprestados (conjuntos de paróquias) com uma nova configuração “cuja necessidade já se vinha a sentir há alguns anos”, segundo D. Virgílio Antunes.

“Queremos que a nossa Igreja Diocesana corresponda cada vez melhor às exigências do tempo presente e realize plenamente a missão que Deus lhe confiou: levar a todos a Boa Nova da Salvação e o conhecimento de Cristo, único Salvador”, justifica.

O bispo de Coimbra lembra, por outro lado, “dois momentos importantes de manifestação” da fé: a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpo de Deus), no dia 2 de junho, e a peregrinação diocesana a Fátima, no dia 22 de junho.

“Na comunhão com Deus, Santíssima Trindade, na comunhão com a Igreja e na comunhão fraterna, construiremos comunidades de discípulos, evangelizadas e evangelizadoras”, sustenta o prelado.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top