Coimbra: Cáritas elogia «espírito solidário»

Organização católica promoveu recolha de bens para enfrentar «agravamento» das dificuldades económicas e sociais

Coimbra, 24 set 2012 (Ecclesia) – A campanha de recolha de bens que a Cáritas Diocesana de Coimbra promoveu este domingo, a favor das famílias mais carenciadas da região, rendeu “cerca de 3 mil géneros alimentares e produtos de higiene”.

Numa nota publicada hoje através da sua página na rede social facebook, a organização católica elogia o “espirito solidário” demonstrado pelo “povo português”, numa época marcada pelo “agravamento” das dificuldades económicas e sociais.

Os donativos recolhidos numa unidade comercial da cidade vão ser postos à disposição dos utentes do Centro de Apoio Social (CAS) da Cáritas conimbricense, que serve pessoas ou agregados familiares que caíram inesperadamente numa situação precária e que deixaram de ter condições para fazer face aos seus compromissos económicos.

A unidade de apoio beneficia ainda desempregados e reformados com rendimentos muito baixos, que se debatem com despesas relacionadas com habitação, crédito bancário e alimentação.

Só nos últimos dois meses, “os pedidos de ajuda” registados naquela valência “aumentaram cerca de 300 por cento”, adianta Paula Cordeiro.

Segundo a responsável da CAS, “com a falta de escolas e centros de atividades de tempos livres, muitas famílias viram-se forçadas a solicitar apoio para poder fazer face às despesas com alimentação, num orçamento familiar já estrangulado por outras necessidades básicas”.

A Cáritas Diocesana de Coimbra sublinha que o “testemunho de união” deixado pelos portugueses durante a campanha vai permitir agora minorar estas dificuldades.

“Esta será uma iniciativa certamente a repetir durante o próximo ano”, realça o organismo humanitário católico.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top