Coimbra: Cáritas diocesana testa assistente virtual de ajuda aos idosos

Coimbra, 16 nov 2015 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra testou o projeto ‘CaMeLi – Care Me For Life’, um assistente virtual que realiza ações para que os seniores “melhorem a sua qualidade de vida”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a instituição explica que o assistente virtual é um avatar com figura humana com o qual o idoso pode “falar e interagir”, permitindo o “agendamento de atividades, contacto com familiares ou amigos através de Skype, marcação de refeições ou relembrar o idoso de onde guardou um objeto”.

O projeto ‘Care Me For Life’ consiste numa “solução inovadora” que visa proporcionar benefícios a “nível prático, psicológico e social”, auxiliando o idoso nas atividades diárias para que possam permanecer “mais tempo ativo e independente melhorando o seu bem-estar”.

Segundo a Cáritas Diocesana de Coimbra os testes permitiram a identificação e enumeração de possíveis melhorias no sistema, viabilizando assim a adaptação às reais necessidades dos idosos portugueses”.

O projeto CaMeLi teve “grande adesão e interesse” por parte dos idosos das valências de Centro de Dia, Unidade Residencial e Unidade de Longa Duração e Manutenção.

A Cáritas Diocesana de Coimbra assinala ainda que aposta na “experimentação de tecnologias” que melhorem a qualidade de vida dos seniores e fomentem o envelhecimento ativo.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top