Coimbra: Cáritas Diocesana inaugura exposição sobre os “30 anos de VIH/sida em Portugal”

Coimbra, 30 nov 2013 (Ecclesia) – A Caritas Diocesana de Coimbra vai inaugurar uma exposição sobre os “30 anos de VIH/sida em Portugal”, este domingo, pelas 12h00, no hall principal do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

“Para além de retratar a evolução da doença no nosso país, em termos clínicos e sociais, estarão em exposição trabalhos e fotografias elaborados por utentes do Setor da Inclusão Social da Cáritas de Coimbra”, explica a Instituição num comunicado enviado hoje para a Agência ECCLESIA.

“Só a partir de 2005 a infeção foi assumida como de declaração obrigatória. Estima-se que de 1983 a 2012 tenham sido diagnosticados 43000 de seropositivos para o VIH”, assinala a Cáritas Diocesana de Coimbra recordando que “o primeiro caso de VIH no país data de 1983”.

Segundo o comunicado, o «Stigma Index Portugal», que analisou pela primeira vez “o estigma que existe no país” relativamente às pessoas infetadas com VIH, “inquiriu 1.474 pessoas com VIH de vários grupos vulneráveis”: “Quase um quarto das pessoas do estudo disseram ter sido excluídas da família e metade dos participantes foi forçada a mudar de casa e perdeu uma de oportunidade trabalho por ‘viver com vírus’”.

A exposição “30 anos de VIH/sida em Portugal”, em parceria com a Fundação Portuguesa a Comunidade Contra a Sida, pode ser visitada até fevereiro de 2014 no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

CB

Partilhar:
Scroll to Top