Coimbra: Cáritas aponta à erradicação da violência contra as mulheres

«Denunciar» estas situações «é da responsabilidade de todos», frisa a organização católica

Coimbra, 25 nov 2015 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra vai assinalar hoje o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, convidando todas as pessoas a plantarem uma flor e a cuidarem dela todos os dias.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a organização católica explica que este gesto “simbólico” pretende sensibilizar a sociedade para um “fenómeno” que persiste “apesar” de todas as “políticas e orientações europeias e internacionais” que têm surgido.

“A denúncia da violência”, pode ler-se, “é da responsabilidade de todos”, mesmo aquela “que não se vê mas que se sente, nas entrelinhas de uma conversa de ocasião, no grito desesperado da noite, no desabafo do limite, no choro compulsivo da criança, no medo que determinado rosto transparece, com o qual nos deparamos diariamente, mas que não nos preocupamos em explorar”.

O projeto “Desafio a cuidar” pretende ainda destacar a importância de uma “relação saudável” que é “cuidada diariamente e perpetuada ao longo do tempo”.

“Sempre que alimentarem, regarem e mimarem as vossas plantas, recordem o dia em que iniciaram este processo, como símbolo do ser humano em relação, caracterizado pela adoção de comportamentos saudáveis”, exorta a Cáritas de Coimbra.

A instituição diocesana convida ainda quem quiser a enviar as suas ideias, pensamentos ou frases acerca do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, para que estas possam ser publicadas ao longo da próxima quarta-feira.

Basta utilizar o email cirenascer@caritascoimbra.pt ou a página do facebook da Cáritas Diocesana de Coimbra.

A Cáritas de Coimbra está particularmente empenhada na defesa e no apoio a mulheres vítimas de violência, através do projeto “Renascer”, uma comunidade de inserção dedicada ao acolhimento, capacitação e autonomização destas pessoas.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top