Instituição refere que iniciativa, com o lema «Seja a Estrela deste Natal!», permitiu espalhar a alegria e renovar a esperança em muitos lares
Coimbra, 08 jan 2025 (Ecclesia) – A Cáritas Diocesana de Coimbra anunciou hoje que a campanha “Natal Solidário 2024” da instituição permitiu iluminar a ceia de 660 pessoas, das quais 212 famílias e 300 crianças.
Com o lema “Seja a Estrela deste Natal!”, a iniciativa deixou um rasto “de emoção, solidariedade e união”, espalhou a alegria e renovou a “esperança em muitos lares”, informa o comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
Em nome das famílias apoiadas, a Equipa do Centro de Apoio Social expressa “um profundo agradecimento a todas e a todos os que, de alguma forma, contribuíram para tornar esta missão uma realidade”, indica a Cáritas de Coimbra.
A instituição salienta que “foram para toda a equipa dias desafiantes, marcados pelo trabalho físico e emocional, mas também por uma gratidão imensurável”.
“A adesão das comunidades e empresas, que continuam a acreditar na verdadeira missão da Cáritas de Coimbra, superou todas as expectativas e provou que, através da colaboração e solidariedade, é possível transformar vidas”, destacou.
A Cáritas de Coimbra aponta que “o carinho, os sorrisos e os abraços das famílias atendidas são o maior presente para a equipa”, reforçando o “compromisso de continuar atenta às necessidades dos mais vulneráveis”.
A par do envolvimento da comunidade, a instituição destaca o apoio dos fornecedores com que este ano a campanha contou, endereçando um “agradecimento especial”.
“Foram muitos e diversificados os apoios concedidos: cartões presente e donativos monetários, que permitiram às famílias escolherem os bens de que mais necessitam, mas também bens alimentares e produtos de higiene para a composição dos cabazes de Natal, bem como brinquedos novos que levaram alegria e magia às crianças”, adiantou.
Além disso, o comunicado enfatiza os contributos das comunidades rurais e paróquias que “continuam a ser fundamentais, para garantir a inclusão de produtos frescos, como batatas, cenouras, frutas, verduras e abóboras”.
O bacalhau, o azeite e o bolo-rei completaram os cabazes entregues entre os dias 18 e 21 de dezembro.
A Cáritas de Coimbra ressalta ainda o papel imprescindível dos CATL (Centros de Atividades de tempos Livres), que mais “uma vez envolveram as suas ‘famílias CATL’ neste desafio anual, e todos os parceiros e voluntários que se dedicaram com generosidade”.
“A Cáritas de Coimbra agradece a todos os que participaram, que partilham os seus donativos, o seu tempo e a sua dedicação a esta missão. Este Natal, a Cáritas de Coimbra partilhou alegria, multiplicou sorrisos e alimentou a esperança, reafirmando o seu compromisso de construir um mundo mais justo e inclusivo”, conclui o comunicado.
LJ/