D. Virgílio Antunes desafia comunidade a empenhar-se na oração durante a Semana dos Seminários, entre 6 e 13 de novembro
Coimbra, 02 nov 2011 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra recordou esta terça-feira a importância de dioceses e paroquias se dedicarem mais à pastoral vocacional, no sentido de contrariarem a escassez de sacerdotes que afeta o funcionamento das comunidades.
“A causa das vocações sacerdotais é prioritária na Igreja Diocesana, uma vez que algumas comunidades paroquiais se encontram privadas da celebração regular da Eucaristia dominical, impossibilitadas de aceder ao sacramento da comunhão com Cristo”, sublinhou D. Virgílio Antunes, durante a solenidade de Todos os Santos.
De acordo com uma nota pastoral enviada à Agência ECCLESIA, o prelado aproveitou aquela festa para fazer o lançamento da Semana dos Seminários, que irá decorrer entre 6 e 13 de novembro.
O bispo conimbricense classificou os sacerdotes como “intermediários insubstituíveis da ação santificadora da Igreja” e “vínculos de unidade das comunidades cristãs”, fortalecidos através da missão salvadora que Jesus confiou aos seus discípulos.
Recordou também a missão “imprescindível” dos diáconos, expressa no dia a dia através da sua disponibilidade para a “evangelização, liturgia e caridade”.
Depois de agradecer a Deus o trabalho e dedicação de padres, seminaristas e de todos quantos colaboram com a pastoral vocacional, D. Virgílio Antunes incentivou os fiéis a empenharem-se na “oração e na ação pelo seminário”.
“Bom seria que ao longo de todo o ano, houvesse tempos de oração pelas vocações sacerdotais nas igrejas e capelas, adoração semanal do Santíssimo Sacramento, vigílias de oração periodicamente, a oração diária do terço em comunidade e em família”, sustentou.
JCP