Dia da Igreja Diocesana celebra-se este domingo
Coimbra, 30 mai 2015 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra convidou a diocese a viver a celebração da fé e a ser testemunhas de Jesus no Dia da Igreja Diocesana que tem como tema ‘Somos comunidade de discípulos’, este domingo.
“Queremos viver a alegria da fé cristã e publicamente dar um sinal da comunhão que nos une a Deus e aos outros. No meio da cidade dos homens, frequentemente tão alheia ao pequeno rebanho, que é o Povo de Deus”, escreveu D. Virgílio Antunes.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o prelado assinala que ao chegar ao fim do ano pastoral têm “fortes razões para dar graças a Deus pelos caminhos” que fizeram na formação de “comunidades de discípulos”.
“As notícias felizes acerca do esforço feito e dos novos dinamismos implementados não podem ficar silenciadas e motivam um grande cântico de louvor ao Senhor que nos inspira e nos fortalece para a ação”, desenvolveu.
Neste contexto, o bispo de Coimbra convida os sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos, das paróquias e dos movimentos eclesiais a organizarem a sua vida para que façam “juntos a festa” conscientes de que o grande desafio de Deus consiste em serem “Igreja Diocesana em comunhão”.
Para este domingo estão previstos diversos workshops como – A Catequese de Adultos; As Preocupações do Papa Francisco; O Ecumenismo; As Oficinas de Oração; A Mensagem de Fátima -, a partir das 10h30 em diversos espaços e salas das escolas que rodeiam a Praça Heróis do Ultramar, em Coimbra.
Depois há festa com música e canto, representações cénicas, danças artísticas, momentos de arte e beleza, participação de crianças, jovens e adultos, às 14h30.
O Dia da Igreja Diocesana, na Solenidade da Santíssima Trindade, termina com a Eucaristia presidida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, às 17h00.
CB/OC