Coimbra: «Banda da Paróquia» quer falar da fé através da música

Projeto musical de Coimbra tem dois temas nomeados para os «Chatolic Music Awards» 

Foto: Banda da paróquia

Lisboa, 18 jul 2025 (Ecclesia) – Hugo Monteiro, que integra o projeto musical ‘Banda da Paróquia’, nomeado para duas categorias dos «Chatolic Music Awards», lamentou o «preconceito» na música cristã e pede que a fé possa estender-se a «todos os momentos da vida».

“Temos que imprimir esta dinâmica na cultura, deixar entrar na música, na arte. A fé acompanha-nos a todos os momentos da nossa vida. Seja quando estamos a trabalhar, seja quando estamos de férias. Portanto, temos de ter a vontade de falar, de cantar, de fazer tudo, também pela fé, e falar de fé sem qualquer problema”, assinala à Agência ECCLESIA.

A ‘Banda da Paróquia’ está nomeada para a categoria de ‘Melhor Canção Urbana’ com o tema «O Meu Caminho És Tu», e com o tema «Confio-Te» na categoria ‘Melhor Canção de Louvor’, na língua portuguesa, nos ‘Catholic Music Awards’, uma iniciativa da Fundação Ramón Pané, com o apoio do Dicastério para as Comunicações do Vaticano, que visa “reconhecer e celebrar a criatividade de músicos católicos contemporâneos em todo o mundo”.

Hugo Monteiro dá conta da “vontade, alegria e o trabalho” dos sete elementos do grupo para quem o reconhecimento foi uma “enorme satisfação” e confirmou a “certeza do caminho a continuar”, apesar de ser um “percurso difícil”.

“É um caminho muito difícil, porque tem tudo para nós desistirmos. Se não formos persistentes, acreditar que é possível, tem tudo para nós desistirmos”, lamenta.

O vocalista dá conta que hoje o “preconceito é menor” mas que necessitam continuar a afirmar a cultura cristã também na música.

Hugo Monteiro olha para a nomeação e duas músicas como frutos da JMJ Lisboa 2023 e da “certeza de que a Igreja Católica em Portugal quer fazer caminho e fazer-se presente no meio das várias comunidades”.

“Nós enchemos o palco com energia; quando há um casamento entre o público e banda, é quando verdadeiramente acontece a grande paróquia”, explica.

Nascida em 2012, entre um grupo de amigos, com o objetivo de tocar num encontro de jovens na diocese de Coimbra, o projeto musical continuou com animações em outros momentos, essencialmente com jovens.

Em 2019, com a realização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, e o concurso para o hino do evento, a Banda da Paróquia ganha destaque ao vencer a escolha musical com a música «Há pressa no ar».

“Com o hino da JMJ Lisboa 2023, isto deu uma grande volta. Até ai, a banda era uma descontração, mas tivemos de colocar mais profissionalismo sem nunca tirar o principal que é a mensagem do projeto, e isso levou-nos a grandes palcos”, recorda.

O nome do projeto nasceu na JMJ Madrid 2011, quando Hugo Monteiro viu congregadas «diversas paróquias da diocese de Coimbra, território original da banda, e ali evidenciado o seu carisma congregador.

“A verdadeira Igreja acontece nas nossas comunidades, nos nossos cantinhos. Se isso não existir, o resto nunca acontecerá. Tudo começa na realidade local, não nos grandes encontros ou eventos”, assinala.

A Banda da paróquia é composta por sete elementos das mais variadas profissões que se juntam para pela música e pelo compromisso com a Igreja, colocando os seus “dons ao serviço da evangelização”.

Os resultados finais dos ‘Catholic Music Awards’ vão ser conhecidos dia 27 de Julho, na gala de atribuição de prémios que se realizará em Roma, durante o Jubileu dos Influenciadores.

A conversa com Hugo Monteiro vai ser emitida no programa ECCLESIA, na antena 1, este sábado, pelas 06h00.

LS

Igreja/Música: Banda da Paróquia nomeada em duas categorias para os «Catholic Music Awards»

Partilhar:
Scroll to Top