Coimbra: 9.º aniversário da morte da irmã Lúcia de Jesus

Coimbra, 13 fev 2014 (Ecclesia) – A comunidade carmelita de Santa Teresa, em Coimbra, vai assinalar hoje o 9.º aniversário da morte da irmã Lúcia de Jesus, uma das videntes de Fátima, com uma celebração eucarística presidida pelo padre Pedro Ferreira, carmelita.

De acordo com o site oficial da congregação, a missa está marcada para as 18h00 na igreja do Carmelo.

Segundo os seus testemunhos reconhecidos pela Igreja Católica, Lúcia de Jesus (1907-2005) foi uma das três crianças (juntamente com os beatos Francisco e Jacinta) que entre maio e outubro de 1917 testemunharam as seis aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria.

O Papa Bento XVI decidiu antecipar o início do processo de beatificação da vidente, depois de aceitar o pedido de dispensa do período de espera de cinco anos após a morte.

A decisão foi anunciada a 13 de fevereiro de 2008, em Coimbra, pelo cardeal Saraiva Martins, então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

As irmãs do Carmelo de Santa Teresa, onde a religiosa morreu, destacam o contributo de Lúcia de Jesus para o “acolhimento e divulgação da mensagem” de Fátima e “da devoção ao Coração Imaculado de Maria”.

Em 1948, de acordo com indicações da vidente, o escultor José Ferreira Thedim criou a Imagem do Imaculado Coração de Maria que recentemente esteve em exposição no Santuário de Fátima, tendo atraído mais de 230 mil visitantes.

A irmã Lúcia de Jesus encontra-se sepultada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, no Santuário de Fátima.

Em setembro último, D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra, inaugurou uma estátua em nome da religiosa, na entrada principal do Carmelo, numa iniciativa da Junta de Freguesia da Sé Nova.

JCP

 

Partilhar:
Scroll to Top