CNE: Projeto «48 horas de voluntariado» mobiliza comunidades

Organização diz que «são ações como esta que acabam por contradizer sociedade que se caracteriza como materialista e individualista»

Lisboa, 14 nov 2011 (Ecclesia) – As “48 horas de voluntariado”, organizadas pelo Corpo Nacional de Escuteiros este sábado e domingo, “superaram expectativas” devido à “grande envolvência da comunidade”, adiantou hoje um dos coordenadores da iniciativa, em declarações à Agência ECCLESIA.

Apesar de ainda não haver um balanço definitivo, Rui Gomes chamou a atenção para a existência de “projetos com bastantes voluntários não escuteiros”, números “acima dos previstos” que evidenciaram a “disponibilidade e sensibilidade das pessoas”.

As “48 horas de voluntariado – desperta para a ação”, inseridas no programa do CNE para comemorar o Ano Europeu do Voluntariado, pretendiam chamar a atenção dos escuteiros para a importância de realizarem atividades em prol dos mais carenciados.

De norte a sul do país, ao todo realizaram-se 82 projetos, uma maratona de solidariedade que envolveu mais de dois mil escuteiros, que trabalharam em comunhão com dezenas de instituições sociais, juntas de freguesia, lares de idoso, centros de dia, entre outras.

Em altura de crise, destaque para uma iniciativa na paróquia de Espinho, diocese do Porto, em que os voluntários fizeram uma sopa para os sem-abrigo, a partir de uma recolha de bens que decorreu durante o fim de semana.

Esta ação de solidariedade, levada a cabo junto da população local, possibilitou ainda reunir elementos para a distribuição de kits higiénicos àqueles que mais precisam.

Para Rui Gomes, “são ações como esta, de desprendimento e serviço aos outros, que acabam por contradizer uma sociedade que se caracteriza muito como materialista e individualista”.

Por outro lado, “o CNE, enquanto movimento de jovens, acabou aqui por dar mais um passo na abertura e no apoio a toda a sociedade”.

“É sempre importante para os jovens ações que os possam habilitar a intervir, todos eles aprendem com o impacto que recolhem num projeto, seja um sorriso ou muitas outras coisas”, declarou aquele responsável.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR