Lisboa, 23 abr 2016 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas (CNE) celebra o hoje o dia de São Jorge, patrono mundial do movimento escutista, com atividades que reúnem mais de 19 mil crianças e jovens entre os 6 e os 22 anos.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o CNE refere que “pesar do dia oficial de São Jorge ser 23 de abril, são milhares os jovens que aproveitam os fins-de-semana mais próximos da data para realizar as suas atividades”.
As iniciativas vão abranger as dioceses de Aveiro, Beja, Guarda, Lisboa, Porto, Portalegre-Castelo Branco, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo.
Na região de Lisboa, a missa de São Jorge é este sábado, às 16h00, no Parque do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira, e vai ser celebrada pelo bispo auxiliar da diocese, D. José Traquina.
O movimento escutista conta com 40 milhões de jovens a nível mundial e nasceu de um acampamento experimental realizado pelo inglês Baden Powell, em 1907.
Quanto ao Corpo Nacional de Escutas, escutismo católico, foi fundado no dia 27 de maio de 1923, por D. Manuel Vieira de Matos, arcebispo de Braga, e atualmente está presente em todas as dioceses de Portugal.
JCP