Processo de apresentação de candidaturas vai decorrer entre 17 de agosto e 01 de outubro
Lisboa, 02 ago 2013 (Ecclesia) – O Corpo Nacional de Escutas vai abrir no dia 17 de agosto o processo de apresentação de candidaturas tendo em vista a eleição dos novos corpos gerentes do movimento.
Numa nota publicada através da internet, a Comissão Eleitoral do CNE apela à “participação empenhada e responsável de todos os dirigentes” para que o escrutínio se traduza num “exercício” de “rigor, democracia e cidadania ativa”.
Aquele organismo espera ainda que as eleições mostrem “claramente a fidelidade aos valores escutistas, nomeadamente a coerência entre o ideal escutista e a sua vivência, a transparência de intenções e a prática da verdade”.
De acordo com o calendário eleitoral já definido, o prazo para a apresentação de candidaturas à Junta Nacional e Conselho Fiscal Jurisdicional do CNE vai prolongar-se até 01 de outubro e a divulgação oficial dos candidatos está prevista para 21 de novembro.
A eleição dos novos corpos gerentes está marcada para 15 de dezembro e a tomada de posse foi fixada para 28 de dezembro.
O Corpo Nacional de Escutas, fundado em Braga há 90 anos, conta atualmente com mais de 56 mil crianças e jovens, rapazes e raparigas, entre os 6 e os 22 anos, e mais de 13 mil voluntários adultos permanentes.
CNE/JCP