Lisboa, 27 abr 2013 (Ecclesia) – As dioceses de Lisboa, Santarém, Coimbra e Funchal são este fim-de-semana palco de diversas iniciativas em memória do patrono mundial do escutismo, São Jorge, envolvendo um total de 12 mil escuteiros.
Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Corpo Nacional de Escutas adianta que este domingo “cerca de 8 mil escuteiros” vão juntar-se em Odivelas, na região de Lisboa, para comemorar o dia de São Jorge.
“A atividade, que decorrerá no Parque Urbano do Silvado, em Odivelas, terá início às 10h30 com a celebração eucarística presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa”, adianta aquele organismo.
No âmbito da iniciativa, subordinada ao tema “Eu amo”, a Junta Regional de Lisboa vai envolver crianças, adolescentes, jovens e adultos em diversas atividades, “algumas das quais de serviço à comunidade”.
Também no domingo, os escuteiros da região de Santarém vão celebrar o seu patrono com um programa de eventos na Vila da Marmeleira, com destaque para o “Grande Jogo de São Jorge”.
As festividades envolvem também os grupos escutistas de Coimbra e da Madeira, com milhares de elementos mobilizados.
Neste mesmo fim-de-semana, decorre em Braga um festival em honra do monsenhor Américo Ferreira Alves, considerado “o pai do escutismo português” e recentemente falecido, com a participação de mais de 600 escuteiros.
JCP