Tema está a ser debatido numa cimeira mundial em Lima, no Perú
Lima, 10 nov 2014 (Ecclesia) – Bispos católicos de todos os continentes estão em Lima, no Perú, a acompanhar a cimeira COP 20 sobre alterações climáticas que tem como objetivo abrir espaço a um acordo global para a redução de emissões de CO2.
Num comunicado conjunto enviado à Agência ECCLESIA, os prelados realçam o modo como “as mudanças climáticas” provocadas pelas emissões de CO2 “afligem as populações mais vulneráveis e excluídas”.
O “impacto devastador” destas perturbações, “na Natureza, na Segurança Alimentar, na Saúde e nas Migrações”, tem causado “nas últimas décadas grande sofrimento a um número elevado de pessoas em todo o mundo”, apontam os bispos.
Neste contexto, os responsáveis católicos apelam aos líderes mundiais reunidos na capital peruana que “definam medidas concretas para lidar com o desafio do clima e que coloquem a humanidade num caminho sustentável”.
Apontam ainda para a necessidade de “construir novos modelos de desenvolvimento e estilo de vida" que sejam “amigos do ambiente” e ao mesmo tempo “ajudem as pessoas a saírem da pobreza”.
Muito do esforço a fazer nesta área depende da capacidade de “deixar cair os combustíveis fósseis” e apostar em energias que sejam “renováveis, sustentáveis e estejam ao alcance de todos”.
É preciso também que aqueles que têm mais criem condições para que os que têm menos sejam incluídos neste processo de adaptação e mudança.
Os bispos católicos propõem mesmo que “50 por cento dos fundos públicos” de cada país sejam alocados para este processo.
“Os responsáveis pelas mudanças climáticas têm de assumir como missão cuidar da adaptação dos mais vulneráveis, ajudá-los a gerir as suas perdas e danos, e partilhar com eles o seu conhecimento e tecnologia”, frisam os prelados.
O documento, feito com o apoio de várias organizações internacionais católicas de cooperação para o desenvolvimento, é assinado pelo presidente da Conferência Episcopal do Perú, D. Salvador García-Calderón, e pelo presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade da Conferência Episcopal dos Bispos Latino-Americanos, D. Pedro Barreto Jimeno.
Conta ainda com o apoio de representantes do Simpósio das Conferências Episcopais de África e Madagáscar, da Federação das Conferências Episcopais da Ásia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Conferência Episcopal Francesa.
A cimeira COP20, que está a decorrer em Lima até esta sexta-feira, é vista como essencial para a adoção de uma estratégia assertiva para a redução de emissões de CO2, matéria que vai estar em cima da mesa na Conferência de Paris em 2015.
JCP