O Instituto Superior de Teologia de Évora organiza, pelo terceiro ano consecutivo, a actualização do clero da Província Eclesiástica do Sul (Dioceses de Évora, Beja e Algarve). As jornadas estão agendadas para 25 a 28 de Janeiro, em Montemor-o-Novo.
Quanto ao programa, no dia 25, pelas 15h, recepção dos participantes e saudação. Às 15h45, conferência sobre “a Igreja no mundo de hoje”, por Marcelo Rebelo de Sousa. Às 17h, o professor Marcelo Rebelo de Sousa dará nova conferência intitulada “A sociedade portuguesa, o papel da Igreja e do padre”, à qual se seguirá um diálogo com o conferencista. Às 19h30, vésperas.
No dia 26, às 8h30, laudes. Às 9h30, conferência sobre “Paradigmas da vocação e do exercício do ministério presbiteral, por D. Carlos Azevedo. Às 11h15, D. Manuel Clemente falará sobre “A relação do presbitério com o Bispo Diocesano”. Às 15h, conferência sobre “A missão do presbítero a partir dos escritos do Novo Testamento e no período pós-apostólico, por D. António Couto. Às 17h, exibição do filme “Pescadores de Homens”, seguida de debate orientado pelo Pe. Manuel António. Às 19h, Eucaristia.
No dia 27, às 8h30, laudes. Às 9h30, D. Manuel Madureira Dias abordará o tema “Ser presbítero numa eclesiologia de comunhão”. Às 11h15, painel moderado pelo Pe. Morais Palos com intervenções de P. Fernando Afonso (Évora), P. Virgínio Tribanas (Beja) e P. José Pedro (Algarve). Às 15h, conferência sobre “O padre religioso na Igreja local”, pelo P. Hermínio Rico. Às 17h, o P. Álvaro Mancilha falará sobre “A vocação presbiteral e as fontes da pastoral vocacional”. Às 19h, Eucaristia.
No dia 28, às 8h30, laudes. Às 9h30, painel moderado por Pedro da Conceição com intervenções de Eugénio da Fonseca, Maria António Chora e Luís Sebastião. Ao meio-dia decorrerá o encerramento dos trabalhos com a participação dos bispos da província eclesiástica do sul.
Departamento de Comunicação Social da Arquidiocese de Évora