Padres de Évora, Beja e Algarve reunidos em Tavira para quatro dias de reflexão
Lisboa, 24 Jan (Ecclesia) – O Instituto Superior de Teologia de Évora organiza a jornada de actualização do clero da Província Eclesiástica do Sul (Dioceses de Évora, Beja e Algarve), de 24 a 27 de Janeiro, em Tavira, tendo a crise como tema de fundo.
“Um olhar cristão sobre a crise global”e “O papel da União Europeia e das Agências Internacionais no combate à crise” são os temas das conferências de José Ribeiro e Castro, deputado do CDS-PP, no primeiro dia.
No dia 25, o biblista Armindo Vaz fala sobre “Não podeis servir a Deus e ao dinheiro” e Manuel Ferreira Patrício reflectirá sobre “Ser ou Ter? Eis a questão”.
Na tarde do mesmo dia, “Um olhar sobre a realidade portuguesa” por Francisco Sarsfiel Cabral e “Uma leitura a partir da Doutrina Social da Igreja” por Manuel António do Rosário serão as temáticas.
No dia 26, João César das Neves aborda o tema “Radiografia da Crise I. Questões económicas”, que terá desenvolvimento na conferência seguinte “Radiografia da Crise II. Outras vertentes da Crise”.
Os jovens, as famílias, os desempregados e o papel das empresas na solução da crise estarão em destaque num painel desse mesmo dia.
No último dia, o painel “Crise: pequenas/grandes respostas”: Economia da Comunhão (António Abel, Movimento Focolares); IPSS (Lino Maia); Pastoral Sócio-Caritativa (Eugénio da Fonseca) vai dominar as atenções.
DCSE/LFS