Cinema: Viagem a Portugal

Ao contrário de muitos documentaristas, que à primeira oportunidade enveredam pela ficção, Sérgio Tréfaut mantém-se há quase vinte anos na via do documentário, dando-lhe a desejada vitalidade mesmo com sacrifício da amplitude de divulgação. Entre a dúzia de filmes que realizou, boa parte de curta-metragem, distingue-se “Fleurette”, de 1992, um interessante estudo sobre a sua própria mãe. E, agora, talvez como ponte para a ficção, realiza “Viagem a Portugal”.

Tal como em “Fleurette” dava largas ao seu amor filial, em “Viagem a Lisboa” realça a preocupação com os direitos humanos, recorrendo a um caso real, sujeito a uma adaptação exemplar mesmo sendo evidente a escassez de ação, ação esta que o tema não exige. Este será o filme que serve de ponte entre o documentário e a ficção, pois é esta última, mesmo sendo baseada em factos reais, que domina o tema, enquanto o tratamento é ainda de características muito próximas do documento.

A ação decorre em torno de uma ucraniana que vem a Portugal por um mês, passar o Natal com o marido, nigeriano, médico de profissão mas que aqui apenas tem trabalho na construção civil por falta de equivalência académica. Aterrando em Faro, de imediato é alvo de suspeita de imigração clandestina e sujeita a interrogatórios kafkianos tendentes a provar intenções que, aparentemente, não terá. Um breve encontro com o marido antecede o repatriamento, por sua própria conta, depois de uma crescente humilhação por parte das autoridades aeroportuárias.

Os tons sombrios da fotografia a preto e branco reforçam os desempenhos muito expressivos de Maria de Medeiros e Isabel Ruth, em sucessivos diálogos separados por planos em branco que, como separadores, se revelam muito eficazes.

Nas linhas finais, em breve texto, revela-se o futuro dos protagonistas, mais feliz que o antecipado pela frustrada viagem.

Tréfaut tem o cuidado de mostrar que Portugal tem uma burocracia cega… mas tem também muito mais do que isso.

Francisco Perestrello

 

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