Cinema: Prémio católico no Festróia

Setúbal, 11 jun 2011 (Ecclesia) – O júri Signis – Associação Católica Mundial para as Comunicações presente na 27ª edição do Festróia – Festival Internacional de Cinema, distinguiu hoje como “melhor filme” a obra «La Petite Chambre» (O pequeno quarto).

A obra de Stéphanie Chuat e Véronique Reymond (Suíça e Luxemburgo) explora, segundo comunicado do júri enviado à Agência ECCLESIA, “temas como o nascimento, a velhice, a morte, a renovação e a família”.

“O filme vencedor demonstra grande habilidade na forma como constrói a narrativa, como desenvolve as personagens e suas relações”, pode ler-se.

O júri Signis foi constituído por Maria Dulce Évora (Cabo Verde), Margarida Ataíde (Portugal), Alan Foale (Inglaterra), Arnaud Boutigny (França) e Felipe D’Avillez (Portugal).

Estes especialistas consideram que «La Petite Chambre» “mostra como pessoas de diferentes gerações e contextos se podem ajudar mutuamente a ultrapassar acontecimentos traumáticos e como é por vezes necessário quebrar as regras para cumprirmos a nossa plenitude humana”.

Uma menção honrosa do júri foi atribuída a Audrey Najar e Frédéric Perrot pela curta-metragem «Ridicule/Weirdo/Ridículo» (França).

“Original, imaginativo e bem-humorado, o filme emprega uma extraordinária economia de meios aliada, a uma estrutura narrativa clássica. Recorrendo a um forte poder de sugestão leva-nos a refletir sobre a diferença, o conformismo e o respeito pelos outros”, indicam os membros do júri.

A Signis, representada em mais de 40 festivais em todo o mundo, premeia filmes “pela sua qualidade artística e pela sua capacidade de se oferecer aos espetadores como meio de apreensão da beleza e complexidade do mundo”.

MA/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top