Cinema: «No greater love» e «Lourdes» ganham prémios principais do Festival Religion Today

 

O documentário “No greater love”, realizado em 2009 pelo inglês Michael Whyte, venceu o prémio principal do Festival de cinema Religion Today, realizado entre 8 e 21 de Outubro em Itália.

O filme, que perscruta o dia-a-dia de um convento de religiosas carmelitas, constitui, segundo o júri, uma «mensagem poderosa» para quem vive em sociedades que lutam «contra a possibilidade da sabedoria e do amor de Deus».

Os jurados, provenientes da Holanda, Israel, Austrália, Bangladesh e Irão, valorizaram também o facto de o trabalho ter sido dirigido e editado apenas pelo realizador.

A distinção de “Melhor Filme” foi para “Lourdes”, uma produção franco-austríaca de 2009 dirigida por Jessica Hausner que narra a peregrinação de uma jovem paralítica ao santuário mariano francês.

O filme balança entre «a celebração do milagre do amor» que permite à jovem voltar a dançar e a pergunta sobre a razão pelas quais um «Deus misericordioso não garante essas oportunidades a todos».

O júri atribuiu uma “Menção Honrosa” ao filme “Mekael” (de Jamshid Bahmani, Irão, 2010), distinguiu “Salim” (de Tommaso Landucci, Itália 2009) com o prémio de “Melhor Curta-Metragem) e concedeu o galardão de “Melhor Documentário” a “In the shadow of Buddha” (Heather Kessinger, Índia/EUA, 2010), além de uma “Menção Honrosa” neste género a “Out of Cordoba: Averroes and Maimonides in their time and ours” (Jacob Bender, EUA/Espanha, 2010).

A Signis – Associação Católica Mundial para a Comunicação premiou “Zen and War”, documentário produzido em 2010 pelo holandês Alexander Oey «pela clareza narrativa e técnica com que descreve as atrocidades do conflito que opôs o Japão à China no início do século XX».

SNPC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top