Cinema: «Le Havre» é o melhor filme europeu de 2011 para os comunicadores católicos

Lisboa, 27 fev 2012 (Ecclesia) – A região europeia da Signis, Associação Católica Mundial para a Comunicação, considerou “Le Havre”, de Aki Kaurismaki, o melhor filme europeu de 2011.

“Na sua lacónica estrutura narrativa bem conhecida” o realizador finlandês analisa a “atualíssima” questão da migração, refere o site da Signis, citado pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC).

Aki Kaurismaki mostra que o problema “não é irremediável nem insolúvel” e que a “solidariedade e humanidade, reforçadas com um humor seco, obtêm a vitória sobre a indiferença e o egoísmo”, acrescenta a nota.

O filme, que estreou em Lisboa e Porto a 16 de fevereiro, conta a história de um engraxador que tenta salvar uma criança que imigra para a França.

O segundo trabalho mais votado pela Signis, após disputa renhida com o vencedor, foi “O miúdo da bicicleta”, dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne.

“Pina”, do cineasta Wim Wenders, sobre a coreógrafa Pina Bausch, falecida em 2009, ocupou o terceiro lugar das preferências dos jurados de 26 membros nacionais da Signis Europa.

O quarto lugar foi, em igualdade, para “Melancholia”, do dinamarquês Lars von Trier, e “Crulic – O caminho para além”, da romena Anca Damian.

Os prémios pretendem “promover e criar interesse pelos filmes europeus que se distinguem por causa da sua qualidade cinematográfica, bem como pelo valor do tema” abordado.

“Dos homens e dos deuses”, do francês Xavier Beauvois, foi o melhor filme de 2010 para a Signis.

RJM/SNPC/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top