Iniciativa do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura com o apoio do Secretariado para as Comunicações Sociais
Lisboa, 21 abr 2016 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal vai estar presente no festival de cinema ‘IndieLisboa’ com os prémios ‘Árvore da Vida’ que distinguem obras que privilegiam valores espirituais e humanistas.
O Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), com o apoio do Secretariado para as Comunicações Sociais da Igreja, atribui um prémio aos filmes de produção portuguesa que competem nas curtas e longas-metragens selecionadas pelo festival para a Competição Nacional, bem como para a secção ‘Novíssimos’.
No comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o organismo ligado à Conferência Episcopal Portuguesa recorda que o festival independente de Lisboa, iniciado esta quarta-feira, vai exibir cerca de 30 filmes, que vão ser avaliadas pela professora de cinema Inês Gil, o arquiteto João Alves da Cunha e Rui Martins do SNPC.
O trabalho escolhido pelo júri para vencer o prémio ‘Árvore da Vida’ vai receber um valor de dois mil euros.
Os prémios da Igreja Católica também têm uma categoria para crianças e adolescentes, o ‘IndieJúnior’, que atribui um valor de mil euros.
Na categoria júnior, o júri é composto por Filipa Maria Maça, Joana Loução Vieira e Manuel Maria Carvalho, alunos do 9.º ano do Externato de S. José, em Lisboa, que vão ser acompanhados pelo professor Carlos António Fernandes, figura de tutor.
Segundo o SNPC, o envolvimento dos alunos na escolha do prémio pretende sensibilizar a comunidade educativa – alunos, professores e pais – para a “riqueza artística, cultural e pastoral da Sétima Arte”.
A revelação dos vencedores de todas as categorias do IndieLisboa ocorre na sessão de entrega de prémios, marcada para 1 de maio, na Culturgest.
Na edição anterior, em 2015, a Igreja Católica distinguiu os filmes ‘Os olhos de André’, do realizador português António Borges de Correia, e ‘A história do urso’, do cineasta chileno Gabriel Osorio.
CB