Cinema fora de sala

Com a chegada de agosto e a ida de muitos para fora, aqui seguem as habituais sugestões para múltiplas sessões de cinema fora das salas de cinema.

Este ano não nos limitamos às propostas de cinema ao ar livre, estendendo o bom cinema de verão a sessões dentro e fora de portas, para vários os gostos.

Começamos assim pela instalação vídeo e exposição fotográfica “A Nova Aliança”, de Inês Gil que inaugura esta quinta-feira, 11, na Sala do Veado do Museu de História Natural em Lisboa. Trata-se da primeira parte da trilogia “Os Passageiros da Luz do Tempo”  e levanta questões do domínio da bioética, ecologia e da espiritualidade, através duma abordagem contemporânea da história bíblica de Noé. A instalação poderá ser apreciada até 11 de setembro.

Também em Lisboa, Fitas na Rua é uma homenagem aos tempos do cinema ambulante que, de 13 de agosto a 11 de setembro distribui curtas e longas metragens, ficção, cinema mudo e de animação em locais que vão da Praça do Intendente ao Arco da Rua Augusta, passando pelo Mercado de Benfica, Jardim das Amoreiras e Arco da Praça de Espanha. “Aquele Querido Mês de agosto”, “Os Respigadores e a Respigadora”, “Tu que Vives” e as curtas portuguesas “Pickpocket” e “Fuera de Cuadro” recomendam-se. (Mais informações em http://www.egeac.pt/new.php?id=670 )

Em Ourém, o Museu Municipal organiza sessões de Cinema no Largo Dr. Vitorino Carvalho (frente à Casa do Administrador), todas as sextas às 21h30. No Fórum Madeira, as noites de cinema a céu aberto são também de entrada livre e incluem os maiores exitos do ano. No Porto, até 27 de agosto alguns dos mais populares filmes de 2011 vão ser exibidos sob as estrelas, animando os Jardins do Palácio de Cristal (a 12), a Praça do Metro da Trindade (13), a Praça D. João I (a 19),  a Praça da Ribeira e outros tantos locais.

Para as noites mais frescas de verão, ou para bons momentos em família e em casa, a RTP2 exibe até 12 de agosto pelas 23h30, o ciclo Cem Porcento Português com documentários que nos fazem pensar: entre eles, “O Regresso às Aulas” (a redescoberta da vida na Universidade da Terceira Idade);  “Design Atrás das Grades” (onde se junta prisões e design, num mundo que procura um futuro sustentável) e “Esta é a nossa Rua” (o quotidiano na Avenida Almirante Reis, soberana artéria multicultural em Lisboa).

Com estas propostas desejamos… boas férias com bom cinema!

Margarida Ataíde

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top