«Colapso do Círculo Quebrado» do realizador Felix Van Groeninger foi distinguido pelo júri da SIGNIS
Lisboa, 17 jun 2013 (Ecclesia) – O filme “O Colapso do Círculo Quebrado”, do realizador belga Felix Van Groeninger, venceu o prémio católico no Festroia 2013, festival de cinema que terminou este domingo em Troia.
De acordo com o Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura, o júri da SIGNIS – Associação Católica Mundial para a Comunicação, “distinguiu uma história sobre um casal fora do comum dedicado à interpretação de música country na Bélgica e que se confronta com o luto”.
“O filme desafia-nos a encontrar a nossa própria maneira de aceitar o círculo de vida e morte”, referem os cinco elementos que participaram na escolha do filme, num texto enviado ao organismo integrado na Conferência Episcopal Portuguesa.
O júri católico para a 29.ª edição do Festroia contou com a participação do padre Daniel Nascimento, da diocese de Setúbal; de Inês Gil, professora universitária de Cinema; das jornalistas Natalie Resch (Áustria) e Magali Van Reeth (França) e ainda do escritor italiano Davide Zordan.
A longa-metragem de Felix Van Groeninger foi considerada ainda como o melhor filme do Festroia 2013, arrecadando o “Golfinho de Ouro” no certame, que levou a concurso cerca de meia centena de títulos cinematográficos inéditos em Portugal.
SNPC/JCP