Cinema: «Fátima» chega às salas portuguesas (c/vídeo)

Santuário acolheu antestreia nacional de obra que aborda Aparições de 1917

Lisboa, 06 out 2021 (Ecclesia) – O filme ‘Fátima’, do realizador Marco Pontecorvo, que contou com a assessoria do Santuário nacional, vai estrear esta quinta-feira nas salas de cinema em Portugal.

A antestreia nacional decorreu esta terça-feira, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima, onde o reitor do Santuário destacou a “beleza das opções estéticas” e sublinhou a forma “digna e íntegra” como a obra aborda as Aparições de 1917.

De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como pastorinhos de Fátima (Lúcia, Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.

O padre Carlos Cabecinhas realça que o realizador “põem em relevo, de forma digna e íntegra, o comportamento de todos quantos se confrontaram com o acontecimento de Fátima”.

“O Santuário congratula-se com todas as iniciativas e projetos independentes que veem na história e na mensagem de Fátima lugar de criação artística”, assinalou o sacerdote, em declarações divulgadas pelo Santuário.

Em declarações à comunicação social, o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima considera que esta produção “corresponde ao fundamental da história de Fátima”.

“Mostra ambas as posições, os que aceitam na fé, e naturalmente aqueles que se opõem”, explica o prelado, salientando ainda “a imagem espetacular”, por isso “considero este filme muito bom, digno de ser visto numa sala de cinema”.

No filme, tanto no início como no final, foi tocado o tema da paz, em que o povo reage em massa com essa mensagem, e não só a mensagem de paz num sentido apaziguador, mas também a paz nos corações, e isso toca, sobretudo hoje, que vivemos num mundo que se tornou palco de luta pelo poder e pela riqueza, numa indiferença globalizada, fria e insensível”.

O cardeal português destaca que a mensagem de Fátima “é uma mensagem de grande fraternidade a partir da fé, que toca o coração das pessoas, e aqui acorrem crentes e não crentes e por isso é um oásis de espiritualidade para todos aqueles que querem repousar e encontrar uma paz interior”.

‘Fátima’ foi filmado em várias localidades portuguesas, nomeadamente em Coimbra, Fátima, Tomar, Cidadelhe ou a Tapada de Mafra.

A banda sonora ‘Gratia Plena’ é da autoria do compositor Paulo Buonvino com interpretação do tenor Andrea Bocelli.

Com interpretações de Harvey Keitel, Sônia Braga, Goran Visnjic, Lúcia Moniz, Marco d’Almeida e Joaquim de Almeida, entre outros, ‘Fátima’ envolveu um total de 72 atores e 2500 figurantes.

OC

Partilhar:
Scroll to Top