Iniciativa pretende lançar «olhar positivo» para a sociedade
O Instituto Diocesano da Formação Cristã do Patriarcado de Lisboa realizou nesta Segunda-feira a primeira conferência do curso «A leitura crente da realidade». A sessão, dedicada ao ecumenismo, foi orientada por José Eduardo Borges de Pinho, professor catedrático da Faculdade de Teologia.
O próximo encontro, agendado para 8 de Fevereiro, contará com a participação do vice-reitor da Universidade Católica, Pe. Peter Stilwell, que reflectirá sobre o diálogo inter-religioso. O ciclo inaugural do curso será concluído no dia 22 deste mês, com uma conferência a proferir pelo Cardeal Patriarca, D. José Policarpo.
As três primeiras sessões enquadram-se no módulo intitulado «Acreditar Hoje», que pretende configurar a perspectiva crente dos participantes para os assuntos a aprofundar nos próximos meses. “Queremos que a identidade cristã seja como que o pano de fundo para os restantes temas que fazem parte do programa”, explicou à Agência ECCLESIA o Vogal do Instituto Diocesano, Juan Ambrosio.
Cada encontro, com a duração de hora e meia, está dividido em duas partes de 45 minutos. A primeira metade é destinada à palestra, seguindo-se três quartos de hora reservados ao diálogo. No fim de cada módulo será elaborado um texto breve sobre “os principais desafios e ideias do percurso”, para que as intervenções sejam “voltadas para a acção” e não “meramente especulativas”.
O curso, dividido em quatro módulos, pretende “escolher temas da realidade e discuti-los segundo diversas perspectivas”. “Não queremos assumir a perspectiva de que ‘o mundo está mal e que a Igreja é que é o seu único salvador’”, referiu o teólogo. “Bem pelo contrário: vamos aprender a observar a realidade de maneira positiva e analisar as interpelações que ela nos lança”, acrescentou.
A divulgação da iniciativa “foi feita com alguma prudência, apesar de os encontros serem abertos ao público”, indicou Juan Ambrosio. Embora os módulos estejam dispostos numa sequência lógica, ainda é possível a inscrição em cada um deles.
O próximo ciclo, que se centrará nas “questões fracturantes”, está marcado para os dias 8, 15 e 22 de Março. O módulo, que será coordenado pelo Pe. Nuno Amador, decorrerá entre as 21h00 e as 22h30.
Os encontros sobre “economia social”, agendados para 5, 12 e 26 de Abril, realizar-se-ão no mesmo horário. A organização do tema foi confiada a Rogério Roque Amaro.
A conclusão do curso ocorrerá a 29 de Maio, das 14h30 às 18h30, com um conjunto de palestras sobre “ecologia, recursos do planeta, migrações”, que está a ser preparado por Viriato Soromenho Marques.
As sessões têm lugar na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.
Mais informações: telem. 96 713 75 24 (Pe. Nuno Tavares); endereço electrónico: idfc@patriarcado-lisboa.pt .