Lisboa, 22 Jan (Ecclesia) – O Santuário nacional de Aparecida, no Estado brasileiro de São Paulo, realiza este Domingo, dia 23, uma jornada de oração pelas vítimas das chuvas, na região serrana do Rio de Janeiro.
A iniciativa tem como objectivo “pedir à Mãe que vigie os seus filhos, que passam por necessidades, os que estão feridos ou perderam tudo, e dar força para quem precisa recomeçar” explica D. Filippo Santoro, bispo de Petrópolis, em declarações publicadas pela agência SIR.
Petrópolis, a par de Nova Friburgo, é uma das regiões mais afectadas pelas chuvas torrenciais que assolaram o sudeste brasileiro, na semana passada. Uma catástrofe natural que já causou perto de 750 mortos e 200 desaparecidos, deixando ainda milhares de desalojados.
D. Edney Gouvêa Mattoso, bispo de Nova Friburgo, também foi chamado a participar na celebração solidária de Aparecida, em representação simbólica de milhares de brasileiros que estão a passar por sérias dificuldades.
“Nós procuramos mostrar para estas pessoas que na nossa vida tudo pode desabar, mas o que não pode desmoronar é a nossa fé” sublinha o prelado, realçando o trabalho árduo que as instituições da Igreja brasileira têm feito, quer na distribuição de ajudas às populações, quer na assistência espiritual a quem perdeu familiares e bens materiais.
Os dois bispos brasileiros vão presidir a uma missa no Altar Central da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, a partir das 8 horas locais (menos 2 em Portugal).
Na ocasião, os prelados vão lançar um apelo aos peregrinos e à população local, para que ajudem as famílias vítimas das chuvas.
JCP