Chamas já causaram 12 mortos e deixaram cerca de 20 mil pessoas desalojadas ou deslocadas
Cidade do Vaticano, 14 abr 2014 (Ecclesia) – O Papa escreveu uma mensagem às comunidades da Diocese de Valparaíso, no Chile, manifestando o seu “profundo pesar” pelo “terrível” incêndio que atinge aquela região desde sábado e transmitindo a sua “proximidade” às comunidades mais atingidas.
Na carta enviada ao bispo de Valparaíso, D. Gonzalo de Cortázar, Francisco associa-se à “angústia” das pessoas que perderam familiares e bens naquele que é considerado já o pior incêndio no território, com 12 mortos e cerca de duas mil habitações destruídas.
O Papa argentino oferece a sua oração “por todos os que morreram neste grave desastre” e encoraja as autoridades e o povo local a “não perderem o ânimo diante da adversidade para que, com espirito de solidariedade e caridade, possam levar a ajuda necessária a todas as vítimas”.
As autoridades locais estimam que o fogo tenha até agora arrasado 850 hectares de terra e deixado quase 20 mil pessoas desalojadas ou deslocadas.
Esta segunda-feira cerca de dois mil militares e polícias, com o apoio de onze helicópteros e seis aviões, procuraram controlar as chamas, cuja marcha é favorecida pelos ventos fortes que se fazem sentir.
JCP