Chile: «Médico dos pobres» vai ser beatificado

António Rendic, que ficou conhecido como o «médico dos pobres» por uma vida dedicada ao serviço dos doentes e necessitados, poderá vir a tornar-se o primeiro beato do Chile.

De acordo com o portal Canção Nova, o processo já foi aberto pela Arquidiocese de Antofagasta, por intermédio do arcebispo D. Pablo Lizama.

Numa nota pastoral, o prelado afirma que “as qualidades éticas e morais, mais a sua vocação como médico e a dedicação aos menos favorecidos, são as características que, 17 anos depois de sua morte, colocam António Rendic no caminho da beatificação”.

Nascido a 2 de Dezembro de 1896, na Croácia, Rendic emigrou com a sua família, aos 3 anos de idade, para o Chile, país onde se formou, em 1921, tendo depois obtido a cidadania chilena em 1941.

O futuro beato tinha uma grande devoção à oração, especialmente ao rosário. Levantava-se diariamente às 6h para rezar com sua esposa e só depois iniciava o seu trabalho, chegando a atender, diariamente, cerca de 250 pacientes. Ao longo da sua vida, teve também um impacto muito grande para com as muitas pessoas que o procuravam para sessões de aconselhamento.

Em Outubro de 1963, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, António Rendic recebeu do Papa Paulo VI o título de Comendador da Ordem de São Silvestre.

O “médico dos pobres” faleceu a 13 de Fevereiro de 1993, aos 96 anos, de causas naturais.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top