Chaves do sucesso do «La Croix»

Diário católico francês participa no diálogo social e distingue-se pela qualidade

Diálogo cultural e religioso com a sociedade, promoção do debate, atenção a todos os públicos e descodificação da linguagem da Igreja são características do diário católico francês La Croix.

Dominique Quinio, directora do diário católico francês, apresentou no Congresso sobre a Imprensa Católica (Roma, 4-7 de Outubro de 2010) a estratégia deste jornal, propriedade da Congregação dos Agostinhos da Assunção.

Com espaço para tratar toda a actualidade, o La Croix promove o debate. “Não a polémica estéril, mas o debate respeitoso, sem o reduzir nem o repelir”. Não é atitude do jornal “estar simplesmente na defensiva, resignado num quadro católico ultrapassado”.

Diante do mundo actual, o jornal mantem uma atitude construtiva. “Não devemos renunciar a transformá-lo, a fazê-lo crescer em humanidade, no respeito pela dimensão multicultural e multirreligiosa das nossas sociedades”, disse a directora.

“Nós jogamos a nossa parte no concerto dos media e a nossa voz, a nossa música, é entendida, reconhecida: nas revistas de imprensa da manhã, na rádio, na televisão”, referiu Dominique Quinio.

“Nós estamos na confluência da sociedade com a Igreja, um dos lugares de fricção (como a escola católica, os movimentos juvenis), onde se cruzam universos por vezes muito longínquos uns dos outros, onde é preciso aprender a falar às gentes que não são da «tribo»”, referiu.

O La Croix deseja “fazer compreender ao mundo descristianizado, que não conhece os códigos religiosos, o que se vive no interior da Igreja. Nós devemos descodificar, explicar as palavras, as noções, fazer pedagogia. Mas também ajudar os crentes, nossos leitores e os actores da Igreja, a melhor compreender o mundo onde vivemos e que devemos amar”.

No quadro de toda a imprensa, a qualidade e a criatividade deve distinguir a católica. “Nós devemos ser profissionais, e os melhores profissionais”. A exigência da qualidade, da originalidade, do respeito pela deontologia deverá ser marca da imprensa católica”. “A nossa diferença salva-nos, porque ela nos distingue”, sublinhou.

O projecto editorial do jornal La Croix pertence ao Grupo Bayard (grupo de imprensa e internet presente na América, Ásia e Europa, sendo o quinto grupo de imprensa em França), da Congregação dos Agostinhos da Assunção. Foi apresentado no Congresso sobre a Imprensa Católica, que decorre em Roma entre 4 e 7 de Outubro, por iniciativa do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, reunindo representações de 85 países de todo o mundo.

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Agência ECCLESIA

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