CEP promete «atenção» aos apelos deixados por Bento XVI

Os Bispos de Portugal destacaram a “mobilização” dos portugueses em volta do Papa, durante a viagem que trouxe Bento XVI ao país de 11 a 14 de Maio.

“Manifestamos gratidão ao povo português por ter correspondido de modo notável à mobilização para conhecer de perto o Sucessor de Pedro, celebrar com ele os mistérios da fé, escutar a sua mensagem de esperança”, refere uma mensagem do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O documento foi divulgado no mesmo dia em que o Papa fez um balanço da visita, no Vaticano, afirmando que a passagem por Fátima fora “inesquecível”.

A CEP destaca a “corrente de profunda e simples humanidade” que “aproximou tantas pessoas, irmanadas na busca de sabedoria e na procura de serenidade para as enormes apreensões do futuro”.

Quanto às mensagens deixadas por Bento XVI, os Bispos asseguram que “as interpelações lançadas aos vários sectores da vida pastoral merecem cuidadosa atenção e serão acolhidas no modo de repensar e estruturar a Igreja”.

Já na Assembleia Plenária extraordinária de Junho, a CEP dará a conhecer “algumas linhas orientadoras, como itinerário sinodal proposto para repensar a pastoral em termos de uma unidade nacional, sem prejudicar as particularidades de cada diocese”.

Deste trabalho conjunto surgirá, até finais de 2011, um “Programa Pastoral como resposta aos novos desafios característicos da mudança civilizacional que estamos a viver”.

O documento do Conselho Permanente, intitulado “Júbilo e responsabilidade”, sublinha que a festa dos católicos não quis “atingir ninguém” ou “competir com outros”, mas pretendeu apenas “louvar a Deus, comungar com os irmãos, nunca esquecendo os mais gravemente atingidos pela situação económica que atravessamos”.

“Os gestos de aproximação significaram a necessidade da Igreja ir ao encontro das pessoas como elas vivem e são”, indica o Conselho Permanente da CEP, que apela ainda a uma “renovação da qualidade de ofertas rituais, em ordem a assumirem, com fervor espiritual, os espaços da festa cristã”.

Em conclusão, os Bispos agradecem às entidades públicas, que souberam “honrar o bom nome do país, a nossa gratidão” e aos meios de comunicação social, pela “solicitude de bem servir e o respeito pela especificidade dos acontecimentos”.

O Conselho Permanente é um órgão delegado da Assembleia da CEP, com funções de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções. Reúne ordinariamente todos os meses e pode resolver casos urgentes que se ponham no intervalo das reuniões da Assembleia Plenária.

Partilhar:
Scroll to Top