«É uma alegria ver tantos jovens e agentes de pastoral a envolverem-se com entusiasmo neste processo», afirma Pedro Carvalho

Lisboa, 31 out 2025 (Ecclesia) – O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ), da Conferência Episcopal Portuguesa, destaca que “dezenas de pessoas”, jovens e agentes pastorais, já participaram no processo ‘Escuta 360º – Juntos, a escutar o futuro’, e deram o seu contributo através do inquérito nacional.
“É uma alegria ver tantos jovens e agentes de pastoral a envolverem-se com entusiasmo neste processo. Sentimos que a Igreja em Portugal está viva, atenta e disponível para escutar”, afirma o diretor do DNPJ, numa nota enviada hoje, 31 de outubro, à Agência ECCLESIA.
Pedro Carvalho, leigo da Diocese de Aveiro, acrescenta que o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil quer que “ainda mais pessoas se juntem a esta escuta”, porque cada voz conta para “construir o futuro da pastoral juvenil”,
Atualmente no 2.º passo, a fase ‘Participar’, o Escuta 360º, promovido pelo organismo da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), está a movimentar comunidades, paróquias, movimentos, congregações, associações e dioceses, “criando espaços de diálogo entre diferentes realidades e gerações”.

“Dezenas de pessoas” já participaram no processo ‘Escuta 360º – Juntos, a escutar o futuro’ e partilharam “experiências, desafios e esperanças para o futuro da pastoral juvenil”, através de um inquérito nacional lançado pelo DNPJ, questionários online (geral e jovens), que continuam abertos à participação, até 31 de dezembro.
O ‘Escuta 360º’ é um processo nacional de auscultação para “construir”, com a colaboração de jovens e agentes pastorais de todo o país, o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil em Portugal, que está estruturado em seis passos — Preparar, Participar, Escrever, Escutar, Concluir e Partilhar.
O Departamento Nacional da Pastoral Juvenil recorda que este processo de escuta, “que nasceu da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa”, quer garantir “uma escuta ampla, inclusiva e transformadora” sobre os caminhos da Pastoral Juvenil no futuro.
A Pastoral Juvenil é uma das áreas da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), da CEP, e as várias iniciativas de âmbito nacional e a participação portuguesa em iniciativas de âmbito internacional são asseguradas pelo DNPJ, que coordena ainda o Conselho Nacional da Pastoral Juvenil, composto por representantes das dioceses e movimentos.
CB/OC
