Assembleia plenária em Fátima vai discutir nota pastoral sobre a crise e mensagem aos jovens portugueses
Lisboa, 07 nov 2011 (Ecclesia) – A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) vai reunir-se em Fátima, a partir de hoje, para a sua 178.ª assembleia plenária, durante a qual vão decorrer eleições para os presidentes das Comissões Episcopais, organismos que serão reduzidos.
Na última reunião do Conselho Permanente da CEP, em outubro, foi avançada uma proposta de redução de nove para sete comissões, com o objetivo de “agilizar” a ação destas instituições setoriais, segundo revelou aos jornalistas o secretário da CEP, padre Manuel Morujão.
A estrutura da Conferência Episcopal inclui atualmente as comissões da Educação Cristã; Pastoral Social; Laicado e Família; Vocações e Ministérios; Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; Liturgia; Mobilidade Humana; Missões; Doutrina da Fé e Ecumenismo.
A assembleia plenária, órgão máximo da CEP, vai decorrer na Casa de Nossa Senhora das Dores, Santuário de Fátima, até ao dia 10.
Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA pelo Secretariado Geral da CEP, na assembleia os bispos vão promover uma “reflexão sobre a missão e funcionamento” do organismo episcopal.
Em cima da mesa estarão ainda a nota pastoral ‘Crise, discernimento e compromisso’ e uma ‘Mensagem aos jovens portugueses’.
Os trabalhos são inaugurados pelo presidente da CEP, D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, numa sessão aberta aos jornalistas.
O padre Manuel Morujão, secretário da CEP, facultará aos jornalistas uma “breve informação” na quarta-feira, às 12h45.
Durante a assembleia vão ainda ser eleitos os bispos delegados ao Sínodo sobre a ‘Nova Evangelização’, convocado por Bento XVI para outubro de 2012, no Vaticano.
A CEP é a entidade representativa da Igreja Católica em Portugal e uma das conferências mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30 do século passado, embora só em 1967 tivesse os primeiros estatutos.
São membros de pleno direito da CEP os bispos diocesanos, incluindo o das Forças Armadas e de Segurança, os bispos coadjutores e auxiliares.
Depois do encerramento da assembleia tem lugar, às 14h30, uma conferência de imprensa na qual será apresentado o comunicado final da reunião do episcopado católico.
OC