Obra reúne notas e comunicados aprovados pela Assembleia Plenária ou pelo Conselho Permanente entre 2006 e 2010
Lisboa, 14 set 2011 (Ecclesia) – O secretariado geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) acaba de publicar o sétimo volume dos «Documentos Pastorais», obra que reúne notas e comunicados aprovados pela Assembleia Plenária ou pelo Conselho Permanente dos bispos entre 2006 e 2010.
“Como os anteriores, este novo volume resulta da preocupação da CEP em, por um lado, preservar a sua memória documental e, por outro, proporcionar, a todos aqueles que acompanham a vida da Igreja em Portugal, um instrumento simples mas eficaz de consulta, de reflexão e de formação”, assinala o padre Manuel Barbosa, diretor do secretariado geral da CEP, na apresentação da obra.
A CEP é a entidade representativa da Igreja Católica em Portugal e uma das conferências mais antigas, atuando regularmente como tal desde os anos 30 do século passado, embora só em 1967 tivesse os primeiros estatutos.
O órgão supremo da Conferência é a Assembleia Plenária, a qual reúne ordinariamente duas vezes por ano.
O Conselho Permanente da CEP é um órgão delegado da assembleia, com a missão de preparar os seus trabalhos e dar seguimento às suas resoluções.
No sétimo volume dos «Documentos Pastorais», com 293 páginas, os textos da Assembleia Plenária (cartas pastorais, decretos, exortações, instruções, mensagens, notas, notas pastorais), os comunicados finais das assembleias, os documentos da presidência da CEP e os documentos do Conselho Permanente (notas pastorais, notas, comunicados) são sempre apresentados em ordem cronológica.
O padre Manuel Barbosa considera que esta documentação “testemunha os passos de uma Igreja peregrina, que caminha pela história atenta aos desafios do mundo, e que em cada momento sente o imperativo de iluminar o caminho dos homens com a luz que brota dos valores evangélicos”.
OC