O Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Atalaia inaugura a 7 de Setembro (próxima Segunda-feira), pelas 14h30, a creche “Escolinha de Nossa Senhora da Atalaia” situada no Adro da Igreja, em Atalaia Montijo, numa cerimónia que contará com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz.
Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, “este projecto visa proporcionar o desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afectiva e física e colaborar estreitamente com as famílias numa partilha de cuidados e responsabilidades”.
A nova creche, que conta todos os anos com assinaláveis listas de espera, vê agora a sua capacidade alargada para mais 48 lugares e responde assim às necessidades das famílias das freguesias de Atalaia, Alto Estanqueiro, Jardia, Passil, Fonte da Senhora, Rego da Amoreira e Lagoa Cova.
Por outro lado, foram criados novos postos de trabalho, o que contribui para resolução do dramático problema de desemprego de várias famílias.
O Co-financiamento do Programa PARES, do MTSS, possibilitou ao Centro ter o apoio decisivo para a viabilização de um investimento que, globalmente, ultrapassa meio milhão de euros.
O Centro conta assim com a valência de creche reforçada e com as respostas de pré-escolar e de componente de apoio à família, asseguradas por um quadro de recursos humanos especializado para um total de 160 utentes.
A instituição pretende futuramente vir a desenvolver outros projectos que atendam de forma multidimensional aos vários problemas de cerca de 80 famílias, já sinalizadas pela Cáritas Paroquial da Atalaia.
Localizado no Concelho do Montijo, importante pólo de fixação de novas famílias, o Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Atalaia, foi criado em 2005, é reconhecido como instituição particular de solidariedade social e goza do estatuto de utilidade pública.