Português vai ligar Fátima aos 300 anos da Senhora de Aparecida no Brasil, numa viagem solitária em veleiro
Fátima, 16 out 2017 (Ecclesia) – O navegador Ricardo Diniz recebeu este domingo uma imagem de Nossa Senhora de Fátima que o vai acompanhar numa viagem para o Brasil, jornada solitária de mais de um mês com o objetivo de unir o Centenário das Aparições de Fátima aos 300 anos da Senhora de Aparecida.
A imagem foi benzida no final da celebração da Missa dominical, no recinto de oração; é uma réplica de 70 centímetros de altura, idêntica à da Capelinha das Aparições, oferecida pelo Santuário de Fátima, adiantou a instituição.
De acordo com um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o velejador tem partida marcada para dia 29 de outubro, com saída do porto de Peniche.
Antes de cumprir as mais de 4000 milhas náuticas que separam a costa portuguesa do ‘país irmão’, Ricardo Diniz passou pela Cova da Iria e segue a pé de Fátima até Peniche, onde a imagem ficará exposta na Igreja de São Pedro.
Na data da partida, “a mesma imagem irá seguir a bordo do veleiro de Ricardo Diniz, que estará coberto de flores, e será transportada à vela até Salvador da Bahia.
Uma vez chegado ao destino, “o navegador português fará a entrega da imagem às autoridades eclesiásticas locais”.
Esta ligação entre Portugal e o Brasil está a ser preparada “há cerca de um ano e meio”.
“Por respeito aos valores desta missão”, que o navegador solitário considera ser “a mais importante de sempre”, no lugar dos habituais patrocínios ou logos que dão cor ao veleiro, Ricardo Diniz vai colocar “as palavras fé, paz e amor”, traduzidas também em inglês “faith, peace, love”.
Quanto ao financiamento, os apoios estão a chegar “essencialmente” de “donativos de portugueses um pouco por todo o mundo mas também de brasileiros, que consideram esta viagem muito bonita e simbólica”, pode ler-se.
A comissão de honra desta iniciativa integra figuras como o antigo presidente da República Portuguesa, António Ramalho Eanes, o general Rocha Vieira, o selecionador de futebol Fernando Santos, a jornalista Aura Miguel, da Rádio Renascença, o apresentador de televisão Júlio Isidro, o padre Vítor Melícias e a escritora Alice Vieira.
JCP/OC