Centenário: Papa Francisco vai receber música «Avé-Maria» composta por portugueses

Composição contemporânea respeita tradição ligada à oração

Lisboa, 11 mai 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco vai receber uma composição original da música ‘Avé-Maria’ de autores portugueses, inserida nas ofertas de Estado, na sua visita ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 de maio.

‘Avé-Maria’ é uma composição original de Carlos Barreto Xavier, com a interpretação do tenor João Mendonça, e a participação no órgão do professor de música Pedro Zagalo.

“É algo que me honra muito”, disse o compositor em declarações à Agência ECCLESIA, sobre o facto da música, criada “num ato irrefletido de composição livre”, ser oferecida ao Papa Francisco e “mais tarde passar no santuário, chegar às pessoas”.

Carlos Barreto Xavier explicou que a música foi criada para um evento na Capela do Rato, em Lisboa, onde dirige um coro na Missa dominical, mas depois de apresentada ao bispo de Setúbal, D. José Ornelas, que contactou a Conferência Episcopal Portuguesa, vai ser oferecida ao Papa Francisco.

“Honra-nos muito, não considerávamos a hipótese que viesse a acontecer”, acrescenta, assinalando que o pontífice argentino é “uma pessoa magnífica como ser humano” e um “líder espiritual que é uma referencia a seguir”.

O também produtor musical explicou que a “Avé-Maria é uma letra universal” mas fez uma composição original, com uma “roupagem mais contemporânea”.

“Tentamos passar a mensagem. A oração em primeiro lugar, o João conseguiu encarnar isso com extrema dignidade, e estamos contentes que essa simplicidade chegue às pessoas”, refere Carlos Barreto Xavier.

João Mendonza realça a “espiritualidade” da música, que é o “fio condutor” do início ao fim da composição.

“É também uma oração e, acima de tudo, sendo uma Avé-Maria é importante que traga a carga espiritual. Para mim esta carga espiritual é muito forte e o principal desafio foi tentar chegar lá”, disse o tenor em declarações à Agência ECCLESIA.

A música vai ser oferecida do Papa Francisco, na sua viagem como peregrino ao Santuário de Fátima, pelo Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos, esta sexta-feira e sábado, e o cantor sente que “há responsabilidade” nesta prenda.

“É um homem que tem uma importância enorme e vai ter no futuro na nossa história. Está a tocar em pontos sensíveis”, comenta.

Sobre o Santuário de Fátima, João Mendonza explica que quando lá vai “sente algo inexplicável” e “não há muitos sítios assim”, por isso, a composição original portuguesa foi feita para um sítio desses, “para essa energia, para captar acima de tudo a carga espiritual que Fátima traz”.

Pedro Zagalo, professor de música, é o terceiro elemento desta composição onde para além de tocar órgão ajudou na “roupagem nova” da música.

Esta música é um marco importante na minha vida enquanto católico porque vai chegar à maior referência que temos que é o Papa Francisco”, disse em declarações à Agência ECCLESIA.

O docente no Colégio Salesiano de Vendas Novas assinala também a “mensagem importante” da “Ave Maria” que, musicalmente, tem uma “simplicidade grande que consegue tocar as pessoas”.

Para Pedro Zagalo haveria “muito a destacar” do Papa argentino mas realça, sobretudo, a “simplicidade de um grande ser humano” que tem tido como objetivo “unir povos, unir nações”.

O Papa Francisco vai estar, esta sexta e sábado, em Fátima como “peregrino”, segundo o programa da visita onde destaca-se a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.

CB

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Agência ECCLESIA

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