Francisco cumprimentou jornalistas, abençoou grávida e recebeu presentes a caminho de Portugal
Octávio Carmo, jornalista da Agência ECCLESIA, no voo papal
Lisboa, 12 mai 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje que a viagem a Fátima, iniciada esta tarde, é “especial” e tem no seu centro a “oração”, falando aos jornalistas no voo que ligou Roma a Monte Real.
“Boa tarde e obrigado pela companhia e o trabalho que ides fazer. Esta viagem é algo especial, uma viagem de oração, de encontro com o Senhor, com a Santa Mãe de Deus”, referiu, numa breve saudação, cerca de 50 minutos após a partida do Aeroporto de Fiumicino.
“Obrigado pela companhia e vamos em frente”, concluiu, antes de seguir pelo corredor do Airbus A321 para uma sessão de cumprimentos de cerca de meia hora.
Ao longo destes minutos, o Papa mostrou-se disponível para selfies, abençoou uma jornalista grávida, a brasileira Anna Ferreira, gravou um pequeno vídeo, conversou, benzeu fotos e objetos de culto, recebeu livros e desenhos de crianças.
Um dos presentes foi a edição do ‘Jornal de Notícias’ do seu dia de nascimento, 17 de dezembro de 1937, com grande destaque para a Guerra Civil que se vivia então em Espanha.
Greg Burke, porta-voz do Vaticano, sublinhou a presença da delegação portuguesa, com sete jornalistas de vários meios de comunicação social, incluindo a Agência ECCLESIA.
O Papa chegou hoje a Portugal, pelas 16h09, para a sua primeira visita a Fátima, na peregrinação internacional aniversária de maio, para assinalar o centenário das aparições e canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto.
OC