Centenário da Republica Online

www.centenariorepublica.pt

No passado dia 31 de Janeiro, iniciaram-se as comemorações oficiais do Centenário da República Portuguesa, na cidade do Porto, local onde, “na madrugada de 31 de Janeiro de 1891, os portuenses ergueram-se, percorrendo com entusiasmo patriótico estas ruas e estas praças dispostos a todos os sacrifícios por um ideal cívico”.

Assim, esta semana sugiro que faça uma visita ao espaço virtual criado pela comissão organizadora destas comemorações.

Logo na página inicial, além de encontrarmos os habituais destaques com exposições, espectáculos e concursos, temos as últimas notícias inseridas e um conjunto de opções que passamos de seguida a descrever sucintamente.

Em “História e Memória”, acedemos a um manancial de conteúdos devidamente catalogados e documentados, desde a cronologia, a biografias, passando por bibliografia, documentos oficiais, iconografia, galeria multimédia e ainda sítios Web e recursos digitais. No item “Galeria Multimédia”, dispomos de um conjunto de arquivos digitalizados, tais como, postais, capas de jornal, cartazes. Caso pretenda efectuar uma visita guiada aos lugares (Aveiro, Viseu e Porto), que são considerados como relavantes, basta clicar em “Roteiros Republicanos”, onde com a ajuda de um mapa interactivo será guidado por essas cidades e descobrirá a arquitectura e urbanismo, os museus e estatuária, o património classificado e ainda a toponímia.

Na opção “Programa Oficial”, temos um conjunto de informações muito diversificadas, destacamos por exemplo: “República nas Escolas”, como sendo um conjunto de conteúdos que visam “promover a realização de iniciativas e de actividades comemorativas do Centenário da República, apelando à divulgação de informação histórica, à reflexão e ao debate dos ideais republicanos nas escolas dos diferentes níveis educativos, envolvendo alunos, professores, pais e encarregados de educação”. Por último em “jogos do Centenário”, pretende-se “sublinhar o desenvolvimento que o desporto conheceu em Portugal com a emergência e evolução da República, celebrar os seus valores mais nobres e estimular a participação nas Comemorações da população em geral e dos jovens em particular”.

Fica então aqui a sugestão para que visitem e acompanhem com atenção o desenrolar das comemorações deste acontecimento que marcou Portugal.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top