Centenário: Cores do Vaticano vão enfeitar Santuário de Fátima

Flores amarelas e brancas recebem o Papa na Cova da Iria

Fátima, 10 mai 2017 (Ecclesia) – A Secção de Arte e Património, do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, está a coordenar os trabalhos de ornamentação floral do santuário que vai ter as cores da Santa Sé para receber o Papa Francisco.

“Como anfitriões iremos usar o branco e o amarelo que são as cores do Vaticano”, disse à Agência ECCLESIA Ana Rita Santos, da Secção de Arte e Património.

A Capelinha das Aparições e o andor de Nossa Senhora de Fátima vão ser enfeitados com “rosas brancas” que “é a flor de Nossa Senhora de Fátima”.

“Tem um símbolo especial é a Nossa Senhora do Rosário, cuja palavra provem também de rosa”, explicou aos jornalistas, adiantando que, “à partida”, no dia 11 à noite as flores são colocadas no santuário.

Todos os espaços litúrgicos do Santuário de Fátima vão ser ornamentados, “não só” onde o Papa Francisco vai estar – Capelinhas das Aparições e presbitério no recinto de oração -, mas “todos os espaços porque serão visitados por peregrinos”.

Já no altar novo, junto ao ambão, do Círio pascal e nas escadarias vão ser colocados frisos de flores e Ana Rita Santos espera que surpreenda, afinal as flores foram escolhidas tendo em atenção a arquitetura onde vão ser colocadas.

As flores, algumas foram oferta outras foram adquiridas pelo Santuário de Fátima que “privilegiou” a flor nacional mas “algumas vieram de fora”.

Nos túmulos dos pastorinhos videntes que são ser canonizados pelo Papa Francisco no sábado, dia 13 de maio, e onde o pontífice vai rezar antes da Eucaristia, a ornamentação vai ser “a habitual”.

Ana Rita Santos explicou que a Secção de Arte e Património do Santuário de Fátima está a coordenar os trabalhos de ornamentação floral, com uma equipa multidisciplinar, onde estão os “arquitetos que colaboram com o santuário”.

Para escolherem as flores e formatos foi realizada uma “análise” dos espaços na sua arquitetura tendo também em consideração “as normas da liturgia e hierarquização dos espaços litúrgicos”.

O Santuário de Fátima, acrescenta, conta também com a ajuda de 30 voluntários da Associação de Floristas e Decoradores de Portugal, “de vários pontos do país”.

HM/CB

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR