Cerimónia contará com a presença dos compositores, produtor e vários responsáveis do Vaticano
Roma acolhe esta Terça-feira a conferência de imprensa de apresentação do álbum “Alma Mater. Music from the Vatican”, com a voz de Bento XVI, que será lançado em todo o mundo no próximo dia 29 de Novembro.
A produção é fruto de um acordo discográfico entre a Geffen/Universal, uma das principais editoras mundiais, e a Multimedia, etiqueta dos Paulistas. Uma parte das receitas provenientes da venda será direccionada para a educação musical de crianças pobres dos cinco continentes.
Para falar aos jornalistas estarão presentes, entre outros, o porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, o Cardeal Angelo Comastri, vigário do Papa para o Estado do Vaticano, e o presidente da Geffen/Reino Unido, Colin Barlow, para além dos compositores e o produtor do disco.
Em “Alma Mater”, o Papa lê e canta acompanhado pelo Coro da Academia Filarmónica Romana e pela célebre Orquestra Filarmónica Real de Londres. São oito trechos originais de música sacra moderna, misturados com orações, ladainhas e cantos marianos. Bento XVI fala em latim, italiano, francês, alemão e português.
As músicas do disco procuram responder à intenção de produzir um CD que fosse “universalmente atraente”, e têm como inspiração os cantos gregorianos, com as suas profundas raízes históricas.
O alinhamento do álbum foi seleccionado por uma comissão de três compositores: Simon Boswell, Stefano Mainetti e Nour Eddine, respectivamente um ateu, um católico e um muçulmano.
Já em 1999, João Paulo II participou numa iniciativa semelhante. A primeira tiragem do CD “Abba Pater”, de mais de um milhão de cópias, esgotou-se em poucos dias.
Quanto ao “Alma Mater”, será lançado em dois formatos: CD, com oito músicas, e a edição especial CD+DVD, que inclui um filme de 22 minutos intitulado “The making of a Masterpiece” (O surgimento de uma obra-prima).