D. Manuel Clemente antecipa viagem do Papa a Compostela e Barcelona
O bispo de Porto, D. Manuel Clemente, considera que “se o catolicismo é hoje a religião universal que é deve-o muitíssimo à Península Ibérica”.
O prelado estará em Barcelona com Bento XVI, no último dia da visita que o Papa faz este fim-de-semana, 6 e 7 de Novembro, a Espanha, poucos meses depois de ter passado por Portugal.
“Não é por acaso que isso acontece”, refere o bispo do Porto à Agência ECCLESIA.
Para D. Manuel Clemente, tanto Santiago de Compostela como Barcelona, as cidades que Bento XVI vai visitar, são “dois pontos muito importantes do catolicismo na Espanha”.
Em Santiago, o Papa irá ao “encontro das raízes cristãs da Europa”, considera o presidente da Comissão Episcopal da cultura, bens culturais e comunicações sociais.
Na cidade catalã, Bento XVI vai “finalmente” dedicar a basílica da Sagrada Família, de Antoni Gaudí, que para o Bispo do Porto é “provavelmente a expressão mais eloquente da estética católica na contemporaneidade”.
Na linha dos pronunciamentos anteriores de Bento XVI, D. Manuel Clemente acredita que as palavras do Papa aos espanhóis serão “serenas” e que “ajudarão na reconstrução da sociedade”.
Já esta semana, o próprio Papa falou da visita, afirmando que viaja como “testemunha de Cristo Ressuscitado, com o desejo de levar a todos a sua Palavra”.
Bento XVI espera contribuir “para que todas as pessoas possam encontrar dentro delas a luz, para viverem com dignidade e na esperança de construírem um mundo melhor”.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, vai marcar presença junto do Papa no próximo Sábado, em Santiago Compostela (Espanha), uma “região com grande afinidade com o Norte de Portugal”.
Para o Arcebispo de Braga, esta visita papal é “extremamente importante” para os católicos desta zona da Península Ibérica.
Bento XVI vai cumprir todos os passos típicos que os peregrinos cumprem em Compostela, desde a passagem pela porta santa ao abraço à imagem de S. Tiago, incluindo a visita ao túmulo do Apóstolo.
O brasão do actual Papa tem uma concha no centro, como símbolo do peregrino, e a veste por ele usada na liturgia do início do seu pontificado, em 2005, tinha também evidenciado o desenho de uma grande concha.
O Santuário galego e a igreja da Sagrada Família são o destino da 18ª viagem do actual Papa ao estrangeiro. Trata-se da sétima viagem de um Papa à Espanha e a segunda do próprio Bento XVI, que em 2011 ali voltará, para a Jornada Mundial da Juventude, em Madrid.
Na visita a estas comunidades autónomas de Espanha, o Papa vai proferir algumas palavras em galego e catalão, encontrando-se com as autoridades políticas, incluindo os líderes do Governo e da oposição, os Príncipes das Astúrias e os Reis.
O programa completo da viagem a Compostela e Barcelona encontra-se disponível na página oficial do Vaticano